Novo coordenador prioriza planos de contingência estruturados

DEFESA CIVIL REGIONAL

Novo coordenador prioriza planos de contingência estruturados

Tenente-coronel Hélio Miguel Schauren Junior cobra profissionalização nas defesas civis dos municípios e projeta entrega da nova sede para o início de 2026

Novo coordenador prioriza planos de contingência estruturados
Vale do Taquari

Nos seus primeiros dias à frente do cargo de coordenador regional da Defesa Civil, o tenente-coronel Hélio Miguel Schauren Júnior identificou a necessidade de construir planos de contingência, elaborados em parceria com os municípios e adaptado a realidade de cada local. A medida ocorre em forma de prevenção para possíveis eventos climáticos e adaptação dos novos responsáveis das defesas civis municipais nomeados na virada do ano, com as trocas de governo.

Schauren analisa que há cidades em diferentes estágios, com planos estruturados e outros casos onde será preciso estabelecer o papel de cada envolvido em um cenário de crise. Neste processo, mais de 50 coordenadores municipais estão confirmados para treinamento em Porto Alegre nas próximas semanas. “É necessário estreitar estes laços entre os municípios e com o estado. Estaremos aqui para fornecer o aprendizado, a preparação e identificar as principais demandas”, analisa.

Atualmente, a regional conta com oito colaboradores além do coordenador para uma abrangência de 62 cidades do Vale do Taquari, Rio Pardo, Caí e parte da Serra. Schauren defende que os municípios fixem um servidor de carreira, com estabilidade na função de comandar a defesa civil local. “Estamos na fase de capacitação sobre sistemas e alcance de recursos. Precisamos da profissionalização, com servidores de carreira. É um investimento necessário, faz a diferença na vida das pessoas, nós vimos as consequências”, justifica.”

Avanços para nova sede

Ao mesmo tempo que trabalha na qualificação dos profissionais e estreitamento de relações com os novos gestores dos municípios, o coordenador aguarda com expectativa a construção da sede definitiva em uma área as margens da ERS-130, próximo da nova sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, no bairro Campestre. O investimento será do governo estadual em um projeto pioneiro a ser espelhado nas outras coordenadorias regionais.

Nos últimos dias representantes do estado estiveram no local onde será feita a estrutura com gabinete de crise, heliponto e depósito de doações, otimizando ações de prevenção, monitoramento e resposta a eventos climáticos extremos. O local foi escolhido considerando o fácil acesso às principais rodovias que cortam Lajeado. “A previsão é que tenhamos obra em andamento neste ano e o espaço pronto no início de 2026”, projeta. Atualmente, a base das operações fica junto ao quartel dos bombeiros, no bairro Montanha.

Sobre o novo coordenador
Schauren integra a Brigada Militar (BM) desde 2004. Foi comandante na companhia da Restinga, em Porto Alegre e subcomandante batalhões como Estrela e Montenegro.

Foi designado para o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Taquari em 2021, onde atuava na área administrativa. Morador de Lajeado, o prédio onde reside foi atingido pelas enchentes de 2023 e 2024.

Assista a entrevista completa:

Acompanhe
nossas
redes sociais