A secretária de Saúde de Lajeado, Giovanna Linhares, pretende implementar uma reforma administrativa, estrutural e assistencial na pasta. O objetivo é reduzir as filas de espera e aprimorar os serviços oferecidos à população.
Especialista em Medicina da Família e Comunidade, Giovanna reconhece os desafios da gestão e evita prometer a eliminação completa das filas de cirurgias eletivas e exames, já que a demanda está em constante atualização. No entanto, ela defende alternativas para agilizar o atendimento e oferecer suporte a quem precisa.
“Além dos mutirões, vamos capacitar os profissionais da atenção primária para que possam resolver mais casos e reduzir encaminhamentos. Também daremos mais ênfase à regulamentação e ao diálogo com o Estado”, explica.
Mesmo no início da gestão, a secretária já acompanha de perto a lista de espera para procedimentos. Segundo ela, é essencial ter um olhar mais criterioso, já que para leigos os registros são apenas um conjunto de nomes. Para entender melhor a demanda, Giovanna solicitou aos prestadores de serviço regionais as listas atualizadas de espera.
Ela também destaca que, apesar dos desafios, Lajeado tem uma rede de atendimento acessível, com Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que facilitam o cuidado à população. “Temos recursos humanos e materiais suficientes para oferecer um atendimento de qualidade. No entanto, algumas reformas já estão planejadas para aprimorar os serviços e melhorar a estrutura”, afirma.
Sobre a dengue, Giovanna reforça que epidemias e endemias exigem atenção constante, mas, até o momento, não há casos confirmados da doença no município, apenas 16 suspeitos. Ela atribui essa situação ao calor intenso e baixa umidade, mas também às ações preventivas da população e do governo municipal.