Em busca de intercâmbio cultural, Estrela oficializa Ehrenfriedersdorf como cidade coirmã na próxima semana. O município alemão fica localizado no estado da Saxônia e possui cerca de 5 mil habitantes. Além de estreitar relações, o objetivo é promover oportunidades e troca de experiências entre as localidades.
Uma comitiva liderada pela prefeita de Ehrenfriedersdorf, Silke Franzl, chega a Estrela no domingo, 16. O secretário-adjunto de Cultura e coordenador dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs, Andréas Hamester, destaca que a iniciativa de firmar a parceria entre as duas cidades partiu do município germânico.
“Desde o ano passado buscamos essa cooperação. Enviamos propostas a cinco cidades, situações que ainda estão em análise. Recebemos o contato da prefeita de Ehrenfriedersdorf e vimos a oportunidade de formalizar algo que sempre ocorreu em Estrela. Recebemos mais de 40 grupos ao longo de 30 anos. Esse intercâmbio sempre existiu”, destaca Hamester.
A procura por cidades coirmãs iniciou por conta dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, data celebrada em julho do ano passado.
Fortalecer a cultura
Entre os grupos germânicos que passaram por Estrela, Hamester aponta que a grande maioria estabelece uma relação de amizade. “A parceria deve intensificar as conexões acontecem por conta das viagens. Quando vamos às turnês, também visitamos pessoas que vieram a Estrela, e vice-versa”, conta.
A prefeita de Ehrenfriedersdorf, junto da comitiva, deve conhecer diversos pontos de Estrela, sobretudo os que remetem à cultura germânica. Durante a visita, os integrantes passam por escolas, comunidades, igrejas, pontos turísticos e também pelo Rio Taquari. Além disso, está previsto um jantar com o tradicional churrasco gaúcho, com participação dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) de Estrela.
Os visitantes também trazem experiências culturais, voltadas à culinária alemã. “Vamos recebê-los para uma dinâmica e com isso vamos aprender diversas receitas e também curiosidades sobre as cervejas”, explica o coordenador. O momento será marcado pelo plantio de uma árvore, para representar os frutos da parceria.
Oportunidades
Com a vigência da parceria entre as duas cidades, as prefeituras passam a organizar os intercâmbios culturais. A expectativa, segundo Hamester, é receber os primeiros alemães de Ehrenfriedersdorf ainda neste ano. No entanto, o programa ainda deve ser formatado por uma comissão organizada pelo município.
“Ainda precisamos definir quais atividades serão oferecidas e também avaliar os custos. Mas com certeza serão muitas oportunidades. No próximo ano, também pretendemos devolver a visita”, diz o coordenador. Estrela ainda aguarda a proposta para firmar parcerias com outras cidades da Alemanha.