A prefeita de Estrela, Carine Schwingel, cumpriu agenda nesta quinta-feira, 13, em Brasília, onde participou de reuniões no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
O objetivo da conversa foi para buscar novos equipamentos e benefícios ao Conselho Tutelar do município, que desde 2015 não se cadastrava em programas federais voltados para a estruturação desses órgãos de proteção à infância e adolescência.
Município busca inclusão no programa EQUIPADH+
Para que Estrela possa ser contemplada com novos equipamentos, a prefeitura precisa cadastrar o município no sistema EQUIPADH+. Somente após a aprovação do cadastro, será possível aderir às políticas federais disponíveis para fortalecimento dos Conselhos Tutelares, desde que haja um cronograma aberto para novas adesões.
De acordo com informações do Ministério, o último período de adesão se encerrou em 1º de novembro de 2024. Como o município não estava credenciado no sistema, pode enfrentar dificuldades para garantir sua participação no próximo ciclo de benefícios.
O que o município pode receber:
Caso Estrela consiga se cadastrar e ser contemplada pelo programa, o Conselho Tutelar poderá receber equipamentos essenciais para o atendimento à população, como:
- Bebedouro
- Veículo
- Refrigerador
- Impressora
- Computadores
A última entrega de equipamentos ao Conselho Tutelar de Estrela aconteceu entre 2014 e 2015, quando o município recebeu um bebedouro, um veículo, um refrigerador, uma impressora e cinco computadores.
Com a iniciativa da prefeita Carine Schwingel, a expectativa é que o município volte a ser beneficiado e consiga modernizar a estrutura do Conselho Tutelar, garantindo melhores condições de trabalho para os conselheiros e um atendimento mais eficiente para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.