Audiência da ANTT na Univates avalia contrato da BR-386

LAJEADO

Audiência da ANTT na Univates avalia contrato da BR-386

Evento discute percentual de cumprimento das obrigações contratuais após cinco anos de concessão e as demandas regionais

Audiência da ANTT na Univates avalia contrato da BR-386
Fotos: Filipe Faleiro
Lajeado

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza nesta tarde a audiência pública na Univates, em Lajeado, para avaliar os cinco anos de concessão da BR-386 à CCR ViaSul. O evento, que acontece no Auditório do Prédio 11, reúne representantes da ANTT, da concessionária, gestores municipais e a comunidade para discutir o andamento das obras e os investimentos previstos no contrato de 30 anos.

Percentual de execução das obrigações contratuais

Durante a abertura do evento, o presidente da audiência, Matheus Rodeiro, apresentou um balanço do cumprimento das metas estabelecidas no contrato, onde estão obras nas BRs 101, 386, 290 e 448. Os dados mostram avanços em algumas frentes, mas também revelam atrasos significativos em outras.

Confira os principais números

1. Faixa adicional (78 km):
Execução: 3,3% entregue.
– A faixa adicional é uma das prioridades para melhorar a capacidade da rodovia, mas o percentual de conclusão ainda é baixo.

2. Duplicação (225 km):
Execução: 7% concluído.
– A duplicação é uma das principais demandas da região, mas os trabalhos avançaram lentamente nos primeiros cinco anos.

3. Iluminação (125 km):
Execução: 98% concluído.
– A instalação de iluminação é uma das áreas com maior índice de cumprimento, beneficiando a segurança viária.

Matheus Rodeiro também destacou o planejamento e a execução das obras pela CCR ViaSul nos últimos cinco anos. A concessionária apresentou um panorama geral das concessões sob sua responsabilidade, incluindo a BR-386.

  • O que foi planejado: A CCR ViaSul assumiu o compromisso de realizar investimentos em duplicação, iluminação, sinalização e segurança viária, além de melhorias na infraestrutura existente.
  • O que foi feito: Apesar dos avanços na iluminação, os percentuais de execução da duplicação e da faixa adicional mostram que há desafios a serem superados para cumprir o cronograma original.

Próximos passos

Após a audiência, as propostas aprovadas serão incluídas no cronograma de obras da CCR ViaSul. A ANTT e a concessionária devem revisar os prazos e ajustar o plano de investimentos para garantir o cumprimento das metas contratuais nos próximos anos.

Resumo da notícia

  • A audiência pública da ANTT na Univates avalia os cinco anos de concessão da BR-386 à CCR ViaSul;
  • A duplicação da rodovia teve apenas 7% de execução, enquanto a iluminação atingiu 98%;
  • A faixa adicional de 78 km registra apenas 3,3% de conclusão;
  • Entre as demandas regionais estão a construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari e melhorias em trevos e vias urbanas;
  • A participação da comunidade é essencial para garantir que as prioridades da região sejam atendidas.

PEDIDOS DOS MUNICÍPIOS

AMVAT – Geral – nova ponte sobre o rio Taquari e áreas de descanso para caminhoneiros (não previstas no contrato) – anexo ao ofício AMVAT seguirão os ofícios com os pedidos dos municípios.

LAJEADO

  • reforça como demanda considerada prioritária exclusivamente a nova ponte paralela às atuais pontes da BR-386 ligando Lajeado e Estrela. O pedido já foi protocolado no DNIT em dezembro de 2024 e encontra-se em análise técnica. Com relação ao acesso à ERS-130 em direção a Venâncio Aires, de quem vem via BR-386, sentido Soledade-Capital, conforme novas informações disponibilizadas pela CCR, mantém-se o acesso no KM – 345+080, o que já atenderia a demanda que seria apresentada.

ESTRELA

  • Antecipação das obras de vias marginais à rodovia, previstas, conforme o contrato em vigor, para o 13º ano da concessão. A antecipação é uma necessidade urgente do município, que foi severamente atingido por enchente no ano de 2024, com vários pontos onde não é mais possível a instalação de empresas. Com isto, está havendo uma migração para locais fora da cota da inundação, como as áreas lindeiras à BR386. Diante disso, a execução destas obras (vias marginais) é fundamental para os projetos de instalação e/ou expansão de empresas;
  • Inclusão, na revisão quinquenal, como obras prioritárias para o município de Estrela, de intervenção (túnel ou elevada) para acesso ao Bairro Pinheiros, nas proximidades do km 351. Com o fechamento do acesso existente, o município conta com apenas uma saída, o que causa congestionamentos diários;
  • Execução de intervenção no acesso à Transanta Rita (km 356), necessária porque o local será a nova entrada ao município e onde estão em fase de implantação vários loteamentos, o que aumentará consideravelmente o fluxo de veículos.

BOM RETIRO DO SUL

  • Antecipação da execução de obras de vias paralelas no trecho entre os Kms 362 e 363

FAZENDA VILANOVA

  • Inclusão da construção de um viaduto na BR-386, no acesso com a ERS-128 (Via Láctea), que também dá acesso ao município de Teutônia;
  • Construção de passarelas nos Km 370 e 371.

POUSO NOVO

  • Município de Pouso Novo, possui 69 (sessenta e nove) acessos, comerciais, rurais e residenciais ao longo do Km 290 até o Km 311 da Rodovia Governador Leonel de Moura Brizola – BR 386. Solicita a manutenção destes acessos,  para a logística, segurança e desenvolvimento econômico da cidade.

TAQUARI

  •  Acessos à rodovia (não especificados ou detalhados)

MARQUES DE SOUZA
(ofício em anexo)

  • Retorno em nível em Linha Perau e Linha Bastos;
  • Interconexão no km 326;
  • Reconstrução de três paradas de ônibus;
  • Pavimentação de vias laterais na interconexão com o Km 326;
  • Pistas de aceleração/desaceleração em 7 acessos;
  • Passagem para máquinas agrícolas;
  • Vias laterais em Linha Bastos (sentido Norte-Sul) e Linha Perau (Lado Sul);
  • Regularização de todos os acessos.

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