Nesta semana iniciou o serviço de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Emília, interior do município. O prefeito Jarbas da Rosa, o secretário de Governança Tiago Quintana e o secretário da Saúde Alan Flores da Rosa foram conferir o trabalho nesta terça-feira, 11. A empresa vendedora do processo licitatório, Toguse Construções Ltda, de Santa Clara do Sul, iniciou a obra orçada com valor aproximado em R$ 1,2 milhão, recurso de emenda do Deputado Federal Heitor Schuch e contrapartida do município. O prazo para execução da obra é de 12 meses.
O local, que será padrão Ministério da Saúde – Porte I, passará por uma grande intervenção com a remodelação da unidade com infraestrutura adequada tanto para os profissionais de saúde quanto para os usuários. Atualmente, são 69,47 metros quadrados (m²) de área construída e que passará por reforma. Já, a nova construção será de 270,51 m², totalizando 339,98 m², garantindo uma estrutura mais ampla, moderna e confortável.
Construída em 2001, a unidade ganhará nova sala administrativa; sala de coleta; sala de curativos; farmácia; sanitários femininos e masculinos; sala de esterilização; sala de imunização; sala de atividades coletivas; consultório de ginecologia; dois consultórios médicos; consultório odontológico; sala de inalação; sala de espera; copa e almoxarifado.
A modernização faz parte do Plano de Obras da Saúde, que visa remodelar as unidades da cidade e interior. Além de Santa Emília, a Unidade de Linha Deodoro também recebe reforma. Ainda, as unidades de Centro Linha Brasil, do bairro Santa Tecla, e Coronel Brito devem iniciar obras nos próximos meses.