Lajeado abre ano letivo das Emefs com evento na Univates

EDUCAÇÃO

Lajeado abre ano letivo das Emefs com evento na Univates

Aulas iniciam na segunda-feira, 17 em 18 escolas e outros seis Projetos Vida. Estimativa é que município atenda 6,7 mil alunos no ensino fundamental

Lajeado abre ano letivo das Emefs com evento na Univates
Secretária Adriana Vetorello projeta ano desafiador pelo tamanho da rede municipal de ensino (Foto: Henrique Pedersini)
Lajeado

Os professores que atuam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef’s) de Lajeado participaram, nesta quarta-feira, 12, da abertura do ano letivo. A programação ocorreu no teatro da Univates e integrou docentes das 18 escolas e mais seis Projetos Vida.

A atividade é tradicional e serve de “boas-vindas” e integração para os professores. Conforme a secretária de educação de Lajeado, Adriana Vetorello, o desafio principal está no tamanho da rede municipal de ensino. “A rede municipal tem uma história bonita, é um desafio a cada ano pela amplitude do serviço e as novas possibilidades em termos de ferramentas que podem ser exploradas pelo professor, além dos debates importantes como a proibição do uso do celular, por exemplo”, especifica.

Prefeita Gláucia Schumacher valorizou importância dos docentes na formação de crianças e adolescentes (Foto: Assessoria de Imprensa)

No ensino fundamental, Lajeado estima 6,7 mil estudantes com base nos números de 2024. Entre professores e demais funcionários, são 1,2 mil colaboradores nas Emef’s. Se considerados os contratos terceirizados e a rede municipal completa são quase 50 escolas e mais de dois mil vínculos.

A prefeita, Gláucia Schumacher, enfatizou o papel decisivo dos professores na formação das crianças e adolescentes que frequentam o ensino fundamental. “Sabemos que existem problemas e não vamos resolver todos de uma vez, mas vamos tentar acabar com alguns deles. Que seja um ano de aproximação, de conversa para todos”, concluiu.

Durante o evento ocorreu a palestra ministrada por Alessandro Marimpietri com o tema “Conexões com o novo: pertencer, refletir e agir”.

As aulas nas escolas municipais de ensino fundamental inicia na segunda-feira, 17.

Acompanhe
nossas
redes sociais