Os professores que atuam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef’s) de Lajeado participaram, nesta quarta-feira, 12, da abertura do ano letivo. A programação ocorreu no teatro da Univates e integrou docentes das 18 escolas e mais seis Projetos Vida.
A atividade é tradicional e serve de “boas-vindas” e integração para os professores. Conforme a secretária de educação de Lajeado, Adriana Vetorello, o desafio principal está no tamanho da rede municipal de ensino. “A rede municipal tem uma história bonita, é um desafio a cada ano pela amplitude do serviço e as novas possibilidades em termos de ferramentas que podem ser exploradas pelo professor, além dos debates importantes como a proibição do uso do celular, por exemplo”, especifica.
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2025/02/Imagem-do-WhatsApp-de-2025-02-12-as-10.32.18_2a2ae3a3-1200x900.jpg)
Prefeita Gláucia Schumacher valorizou importância dos docentes na formação de crianças e adolescentes (Foto: Assessoria de Imprensa)
No ensino fundamental, Lajeado estima 6,7 mil estudantes com base nos números de 2024. Entre professores e demais funcionários, são 1,2 mil colaboradores nas Emef’s. Se considerados os contratos terceirizados e a rede municipal completa são quase 50 escolas e mais de dois mil vínculos.
A prefeita, Gláucia Schumacher, enfatizou o papel decisivo dos professores na formação das crianças e adolescentes que frequentam o ensino fundamental. “Sabemos que existem problemas e não vamos resolver todos de uma vez, mas vamos tentar acabar com alguns deles. Que seja um ano de aproximação, de conversa para todos”, concluiu.
Durante o evento ocorreu a palestra ministrada por Alessandro Marimpietri com o tema “Conexões com o novo: pertencer, refletir e agir”.
As aulas nas escolas municipais de ensino fundamental inicia na segunda-feira, 17.