A Associação SOS Habitar pretende entregar 19 apartamentos até o final do ano. As unidades estão em construção no bairro Lambari, em Encantado, e serão destinadas a famílias que não são contempladas por programas sociais de habitação dos governos municipal, estadual ou federal.
A iniciativa prevê a construção de 38 apartamentos, divididos em dois blocos de 1,1 mil metros quadrados cada. As unidades terão três tamanhos diferentes: 27, 50 e 60 m², e contarão com banheiro, cozinha e sala integrados. De acordo com os responsáveis pelo projeto, a principal diferença entre as moradias será a quantidade de dormitórios, variando de um a três.
Segundo o presidente da associação, Rafael Fontana, os apartamentos não serão cedidos às famílias, mas sim fornecidos temporariamente, com a cobrança de um valor mensal. “É uma moradia transitória, sem caráter assistencialista. Para a manutenção do prédio, o morador pagará um valor correspondente a 10% do aluguel regional”, explica.
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2025/02/0cde1d4b-7316-40b8-8e2d-b4cc8b86775a-1200x900.jpeg)
Presidente da Associação SOS Habitar, Rafael Fontana, Presidente da Aci-E, Raquel Cadore e integrante da CDL, Raul Castoldi (foto: Matheus G. Laste)
O integrante da CDL, Raul Castoldi, destaca que apesar dos desafios, o espírito participativo e colaborativo tem contribuído para o bom andamento das obras. Ele também mencionou que, nesta semana, será concluída a colocação das lajes, e na próxima semana, começará a instalação do bloco da frente.
O movimento teve início em 14 de maio, logo após a catástrofe climática, o que, segundo a presidente da Aci-E, Raquel Cadore, é considerado um tempo recorde. No entanto, ela ressalta a necessidade de continuar recebendo doações para a conclusão das obras.