Ação de recolhimento de lixo eletrônico e vidros ocorre neste sábado

VENÂNCIO AIRES

Ação de recolhimento de lixo eletrônico e vidros ocorre neste sábado

Primeira do ano será na Travessa São Sebastião Mártir, entre 7h30min e 11h30min

Ação de recolhimento de lixo eletrônico e vidros ocorre neste sábado
Em 2024, o recolhimento resultou em 19,458 toneladas de lixo eletrônico e vidros. Desse montante, 14,54 toneladas eram resíduos eletroeletrônicos e 4,918 toneladas de vidros (Crédito: Divulgação).
Venâncio Aires

O cronograma de recolhimento de lixo eletrônico e vidros inicia neste mês em Venâncio Aires. A primeira atividade do ano ocorre neste sábado, 15, das 7h30min às 11h30min, na Travessa São Sebastião Mártir, em frente a Igreja Matriz.

Conforme explica o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Gustavo Von Helden, houve uma antecipação do calendário divulgado anteriormente devido ao anseio da população. “Antecipamos o cronograma que antes estava previsto apenas para março, e estabelecemos mais uma data para a população se organizar e realizar o descarte, que ocorre já neste mês, mostrando o quanto o evento está consolidado”, destaca.

Serão 11 ações promovidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, e acontecem mensalmente até o fim do ano, e as datas variam conforme o mês. O cronograma definido tem o objetivo de manter os cidadãos informados sobre os dias das atividades, para a promoção do descarte correto dos resíduos. Segundo o secretário Gustavo, os itens descartados no lixo comum impossibilitam a reciclagem dos materiais. “É importante que a população tenha consciência de fazer o descarte, tanto de vidros como de eletrônicos, nas datas que estão programadas. Se realizar o descarte no lixo da sua casa fica muito difícil a separação, até pela possibilidade de corte ou machucados por parte do separador responsável”, explica.

As ações possibilitam o descarte adequado de eletrônicos, como televisores, computadores, cabos, impressoras, câmeras fotográficas, aparelhos de som, eletrodomésticos, entre outros dispositivos, além de vidros diversos, como garrafas, frascos de perfumes, pratos, tigelas e copos. O recolhimento do lixo eletrônico é realizado por empresa de Santa Cruz do Sul. Já a coleta de vidros é feita por uma empresa do município. Ainda, como salienta Gustavo “não serão recebidas pilhas e lâmpadas. Para o descarte destes itens, a população deve consultar a disponibilidade de locais”, comenta o secretário.

Em 2024, o recolhimento resultou em 19,458 toneladas de lixo eletrônico e vidros. Desse montante, 14,54 toneladas eram resíduos eletroeletrônicos e 4,918 toneladas de vidros.

Cronograma mensal

  • 15 de fevereiro
  • 08 de março
  • 12 de abril
  • 10 de maio
  • 14 de junho
  • 12 de julho
  • 09 de agosto
  • 13 de setembro
  • 11 de outubro
  • 08 de novembro
  • 13 de dezembro

Acompanhe
nossas
redes sociais