O período de suspensão do início do ano letivo será recuperado durante o recesso de inverno, informa a coordenadora da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder.
Conforme o calendário do estado, as aulas estavam previstas para serem retomadas nesta segunda-feira, 10, porém a Justiça do Rio Grande do Sul acatou o pedido do Cpers e determinou o adiamento do início do ano letivo estadual para o dia 17 de fevereiro.
A decisão reconhece o risco que as altas temperaturas representam para professores, funcionários e estudantes, especialmente diante da falta de estrutura adequada em muitas escolas do estado.
Questionada sobre o motivo de o retorno ter sido marcado para o início de fevereiro, quando historicamente as aulas começam após a segunda quinzena do mês, Greicy explica que os estados com melhores índices no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) são aqueles cujas escolas iniciam as aulas mais cedo.
“Também é preciso deixar claro que houve um convênio assinado, no qual todos os municípios concordaram que o início nesta segunda-feira era adequado, e nós cumprimos com esse acordo”, conclui.