Emergência climática em pauta

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Emergência climática em pauta

Os municípios do Vale do Taquari se reúnem amanhã para debater sobre “Emergência Climática” durante a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente (Cima). O evento ocorre no auditório do prédio 11 da Univates, em Lajeado, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h. A iniciativa é da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).

Desafios

O tema central “Emergência climática – o desafio da transformação ecológica” será debatido em cinco eixos: Mitigação: redução da emissão de gases de efeito estufa; Adaptação e Preparação para Desastres: prevenção de riscos e redução de perdas e danos; Justiça Climática: superação das desigualdades; Transformação Ecológica: descarbonização da economia com maior inclusão social; e Governança e Educação Ambiental: participação e controle social.

Participação

Evento é aberto à participação de toda a população que tenha 16 anos ou mais e contará com especialistas, gestores públicos, organizações da sociedade civil e atores sociais. Inscrições pelo www.amvat.com.br/resolucoes

À COP-30

Após a votação das ações propostas em plenária, serão definidas as dez prioridades para serem levadas à Conferência Estadual do Meio Ambiente (em março), na qual serão estabelecidas as diretrizes para a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-30). Além disso, serão eleitos delegados que representarão cada eixo de trabalho na etapa estadual.

Marcas na paisagem

Marcas na paisagem: memórias para construir a resiliência no Vale do Taquari é o título do e-book que está sendo elaborado por um grupo de profissionais, com apoio da Univates. A obra vai documentar as enchentes de 2023 e 2024 com o intuito de promover a reflexão sobre as dinâmicas ambientais, sociais e culturais da região, marcada por sua vulnerabilidade diante de fenômenos climáticos extremos. O e-book, em formato de fotolivro, será lançado em maio e estará disponível de forma gratuita digitalmente.

Quer participar?

Toda a comunidade está convidada a contribuir com fotografias das inundações que atingiram o Vale do Taquari nos meses de setembro e novembro de 2023 e de maio de 2024. O preenchimento do formulário para doação das imagens é pelo https://bit.ly/4hHxHBO. As doações serão recebidas até o dia 20 de fevereiro Outras informações pelo e-mail enchentesemimagensrs@gmail. Todas as imagens selecionadas serão creditadas com o nome de seus respectivos autores.

Equipe

A equipe que organizará o e-book é formada pela professora da Univates Elisete Maria de Freitas, o engenheiro ambiental Cleberton Bianchini, a fotógrafa Monique Bruxel, o jornalista Lucas George Wendt e do biólogo Mathias Hofstätter.

Educador social

A Unidade Paceiros Voluntários de Lajeado e a Escola das Águas estão com inscrições abertas para formação de educadores sociais. Os voluntários poderão ministrar oficinas com as temáticas água, arborização, sustentabilidade, recursos hídricos e preservação do meio ambiente na Escola das Águas, do programa Viva o Taquari Antas-Vivo.

Inscrições

As inscrições vão até sexta-feira (14). Para participar, basta enviar um e-mail para parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br solicitando os formulários de inscrição. Oportunamente serão oferecidas formação e capacitação para os futuros educadores sociais.

Acompanhe
nossas
redes sociais