Os municípios do Vale do Taquari se reúnem amanhã para debater sobre “Emergência Climática” durante a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente (Cima). O evento ocorre no auditório do prédio 11 da Univates, em Lajeado, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h. A iniciativa é da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).
Desafios
O tema central “Emergência climática – o desafio da transformação ecológica” será debatido em cinco eixos: Mitigação: redução da emissão de gases de efeito estufa; Adaptação e Preparação para Desastres: prevenção de riscos e redução de perdas e danos; Justiça Climática: superação das desigualdades; Transformação Ecológica: descarbonização da economia com maior inclusão social; e Governança e Educação Ambiental: participação e controle social.
Participação
Evento é aberto à participação de toda a população que tenha 16 anos ou mais e contará com especialistas, gestores públicos, organizações da sociedade civil e atores sociais. Inscrições pelo www.amvat.com.br/resolucoes
À COP-30
Após a votação das ações propostas em plenária, serão definidas as dez prioridades para serem levadas à Conferência Estadual do Meio Ambiente (em março), na qual serão estabelecidas as diretrizes para a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-30). Além disso, serão eleitos delegados que representarão cada eixo de trabalho na etapa estadual.
Marcas na paisagem
Marcas na paisagem: memórias para construir a resiliência no Vale do Taquari é o título do e-book que está sendo elaborado por um grupo de profissionais, com apoio da Univates. A obra vai documentar as enchentes de 2023 e 2024 com o intuito de promover a reflexão sobre as dinâmicas ambientais, sociais e culturais da região, marcada por sua vulnerabilidade diante de fenômenos climáticos extremos. O e-book, em formato de fotolivro, será lançado em maio e estará disponível de forma gratuita digitalmente.
Quer participar?
Toda a comunidade está convidada a contribuir com fotografias das inundações que atingiram o Vale do Taquari nos meses de setembro e novembro de 2023 e de maio de 2024. O preenchimento do formulário para doação das imagens é pelo https://bit.ly/4hHxHBO. As doações serão recebidas até o dia 20 de fevereiro Outras informações pelo e-mail enchentesemimagensrs@gmail. Todas as imagens selecionadas serão creditadas com o nome de seus respectivos autores.
Equipe
A equipe que organizará o e-book é formada pela professora da Univates Elisete Maria de Freitas, o engenheiro ambiental Cleberton Bianchini, a fotógrafa Monique Bruxel, o jornalista Lucas George Wendt e do biólogo Mathias Hofstätter.
Educador social
A Unidade Paceiros Voluntários de Lajeado e a Escola das Águas estão com inscrições abertas para formação de educadores sociais. Os voluntários poderão ministrar oficinas com as temáticas água, arborização, sustentabilidade, recursos hídricos e preservação do meio ambiente na Escola das Águas, do programa Viva o Taquari Antas-Vivo.
Inscrições
As inscrições vão até sexta-feira (14). Para participar, basta enviar um e-mail para parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br solicitando os formulários de inscrição. Oportunamente serão oferecidas formação e capacitação para os futuros educadores sociais.