O aluno Vicente Valkimil, de 14 anos, foi selecionado entre 10 estudantes da Rede Sinodal para realizar um intercâmbio de três semanas em Lenggries, na Alemanha. O processo de aprovação incluiu uma prova oral de língua alemã, o que segundo Vicente, não foi uma tarefa árdua devido à qualidade do ensino adquirido no Colégio Evangélico Alberto Torres.
Durante o período na Europa, Valkimil foi recepcionado por uma família anfitriã e frequentou aulas em uma escola de Lenggries. Ele menciona que se sentiu muito bem acolhido tanto pela família quanto pela comunidade escolar. Entre as semelhanças com o Ceat, destaca a boa relação entre alunos e professores, além do comprometimento dos estudantes com o ensino.
O diretor do Colégio Evangélico Alberto Torres, Rodrigo Ulrich, ressalta que, sem as habilidades e a dedicação necessárias, o estudante não teria conseguido aproveitar essa oportunidade. “Esse é nosso objetivo como escola, criar condições para que o aluno compreenda que seu projeto de vida pode ser internacional e tenha os meios para alcançá-lo. É uma grande satisfação, pois é o momento em que vemos que a educação traz resultados”, conclui.