Patrícia Haenssgen, psicóloga com trajetória em recursos humanos e experiência na área da saúde, assumiu a Secretaria da Administração de Lajeado (Sead) e destaca prioridades para sua gestão. Patrícia enfatiza que Lajeado é um município formador de opiniões e referência na região, inspirando outras cidades.
A nova secretária recebeu a Sead com uma estrutura organizada, mas com desafios em andamento, como a reestruturação do concurso público que foi anulado. Segundo Patrícia, a fase administrativa de elaboração do novo certame já começou, incluindo a devolução dos valores pagos pelos candidatos. “Já conferimos cerca de 530 solicitações e temos o prazo de 30 dias para a devolução, podendo ultrapassar. Os inscritos podem acessar o site da prefeitura para seguir o passo a passo”, explica.
A anulação do concurso anterior ocorreu devido a irregularidades detectadas no dia da aplicação, principalmente a ausência de fiscais suficientes, apesar da empresa responsável pelo certame ter sido inicialmente aprovada. “Agora estamos avaliando junto à procuradoria como organizar o novo concurso para que os problemas não se repitam. Caso opte-se por licitação, acredito que o processo tomará o primeiro semestre para que o concurso aconteça no segundo semestre”, afirma.
Outras prioridades do primeiro semestre
Entre as principais metas de Patrícia estão
- Realização do concurso público;
- Concurso da Guarda Civil Municipal, que contará com 13 vagas e treinamento dos atuais 37 fiscais de trânsito. Após o treinamento, os aprovados terão todas as atribuições da guarda, incluindo o porte de arma, enquanto os que não forem aprovados manterão atribuições ligadas ao trânsito;
- Revisão dos planos de carreira do magistério e do quadro geral;
- Implementação de melhorias em segurança e medicina do trabalho para os servidores municipais.
Previdência municipal em boa situação.
Patrícia também destaca o cenário positivo do regime próprio de previdência do município. “Contamos com três profissionais altamente qualificados e, na semana passada, tivemos uma prestação de contas que mostrou um superávit importante. Isso nos garante tranquilidade pelos próximos anos”, ressalta.
Com um olhar voltado à organização, valorização dos servidores e transparência nos processos, Patrícia se compromete em conduzir a Secretaria da Administração mantendo o padrão de excelência que faz de Lajeado um modelo regional.
Acompanhe a entrevista na íntegra