Murilo Ferreira, ex-aluno da rede pública de educação, foi o único representante do Rio Grande do Sul no programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos. A seleção leva em conta critérios como excelência acadêmica, perfil de liderança e envolvimento em atividades socioambientais com impacto na comunidade.
Entre os dias 6 e 26 de janeiro, Murilo participou de uma experiência imersiva nos EUA, passando por Washington e pela Flórida. Durante parte do programa, ele ficou hospedado com uma família americana, acompanhando a rotina local, conhecendo os serviços públicos e participando de atividades culturais e educacionais.
O secretário de Educação de Imigrante, Carlos Lutterbeck, destacou que a conquista do jovem reforça a qualidade do ensino público no município e a preparação dos estudantes para oportunidades internacionais. “Isso demonstra que a escola pública tem, sim, qualidade e pode levar nossos alunos a grandes conquistas”, afirmou.
Agora, Murilo pretende dar continuidade aos estudos em uma universidade americana. Ele explica que o processo seletivo para ingressar no ensino superior nos EUA é longo e dura pelo menos um ano e meio.