Obra de construção da ponte do Caramujo deve iniciar até 20 de fevereiro

TAQUARI

Obra de construção da ponte do Caramujo deve iniciar até 20 de fevereiro

Investimento também incluirá a elevação do leito da rua em aproximadamente 150 metros para cada lado das cabeceiras

Obra de construção da ponte do Caramujo deve iniciar até 20 de fevereiro
Foto: Assessoria de Imprensa
Taquari

A previsão é que a obra inicie até o dia 20 de fevereiro, conforme cronograma da empresa contratada pelo município. A travessia sofreu com as cheias ao longo dos anos e teve muitos danos após as enchentes de novembro de 2023 e a histórica de maio de 2024.

A obra da nova ponte da área de camping municipal, que dá acesso à localidade de Caramujo, será realizada com investimentos do Governo Federal, no valor aproximado de R$ 725.071,41, e do município, R$ 500 mil, para as alterações necessárias no projeto e o serviço de aterro. O início do trabalho depende ainda da licença ambiental, necessária para a remoção de algumas árvores.

A estrutura 15m de comprimento passará para 18m e a largura, de 5m para 7m, sendo 1 metro para pedestres e 6 metros para veículos. Além disso, a altura será elevada em 1,5 metro para melhorar a segurança e o fluxo da via. “Essa ampliação vai trazer mais segurança aos usuários da travessia, como moradores e produtores, e nas cheias do Rio, haverá mais tempo de ação aos produtores que poderão retirar os animais com mais segurança”, destaca o prefeito André Brito.

A obra também incluirá a elevação do leito da rua em aproximadamente 150 metros para cada lado, garantindo um melhor nivelamento. O prazo estimado para conclusão é de até 90 dias, porém, há a previsão de finalização até o final de abril ou primeira semana de maio. Durante o trabalho de reconstrução, a ponte ficará interditada.

Com a realização da obra, que segue calendário estipulado pela empresa que realiza outras obras pelo Estado, o 47º Rodeio Crioulo de Taquari, realizado pelo CTG Pelego Branco tradicionalmente em março, na área de camping municipal, teve que ser adiado. A previsão é que o evento de nível estadual seja realizado em maio. “Nossa intenção é fazer, mas não podemos bater o martelo de nova data, porque tem circunstâncias que têm que ser analisadas”. A definição de novos dias para o evento depende da conclusão da obra, da busca por uma nova data junto ao calendário estadual do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e das condições climáticas, destaca a patronagem do CTG.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais