Projeto amplia ações e torna-se um movimento pelo meio ambiente

educame

Projeto amplia ações e torna-se um movimento pelo meio ambiente

O programa Educação Ambiental na Escola expande atividades e também parceiros comerciais. Corsan se soma ao time engajado à cultura da preservação

Projeto amplia ações e torna-se um movimento pelo meio ambiente
Livro e cartilha Educame foram lançados durante o Seminário Pensar o Vale Pós-Enchentes, promovido pelo Grupo A Hora

O programa Educação Ambiental na Escola (Educame) será ampliado em 2025. Uma série de ações serão desenvolvidas ao longo do ano abrangendo as escolas públicas e privadas da região e a comunidade. O projeto também agrega a Corsan como patrocinadora principal. “O Educame entra em uma nova etapa e passa a ser um grande movimento para construção de cultura e consciência voltada à prevenção ambiental”, afirma o diretor Editorial e de Produtos do Grupo A Hora, Fernando Weiss.

O Educame foi lançado em 2024 com a produção e publicação do livro e da cartilha, que levam o mesmo título do projeto. “Junto com os municípios, entregamos as cartilhas para todos os estudantes de todas as escolas públicas do Vale, e os livros, para todas as bibliotecas, professores e instituições de ensino.” Weiss destaca que, dessa forma, foi possível iniciar um programa pedagógico com o propósito de instituir nas escolas um trabalho permanente e constante, a fim de criar a cultura de prevenção. “Precisamos aprimorar esta cultura e ter uma maior consciência de prevenção no Vale do Taquari.” Weiss refere-se aos fenômenos climáticos, como enchentes e secas, que causam grandes impactos sociais e econômicos e que vêm se repetindo cada vez com mais severidade. “O Educame torna-se um movimento em 2025 e tem o propósito da construção de uma nova consciência.”

Neste ano, o Educame inicia a etapa das oficinas, para subsidiar os professores no trabalho em sala de aula. O projeto também passa a encampar todas as ações desenvolvidas desde 2022 com o projeto Viver Cidades, entre elas o concurso estudantil e o monitoramento da qualidade da água de rios e arroios. “Manteremos a vigilância sobre a qualidade da água, ou falta dela, dos nossos rios e arroios.”

O suplemento, que até ano passado tinha periodicidade bimestral, passa a ser mensal. Com tiragem extra distribuída gratuitamente às escolas, estará mais presente no âmbito escolar e familiar, com a finalidade de construir a cultura de prevenção.

Caravana

A grande novidade é a Caravana Educame, que percorrerá as escolas. A equipe, formada por especialistas, vai ministrar oficinas para os professores. A criação de materiais lúdicos vai auxiliar a aplicação dos conteúdos do livro e da cartilha em sala de aula.

Projeto teve início em 2022

O Grupo A Hora lançou o Viver Cidades, um projeto voltado ao meio ambiente, em 2022. A ação principal era o monitoramento da qualidade da água de rios e arroios da região. Cadernos bimestrais, debates, palestras nas escolas, concurso para estudantes e seminário estimularam o cuidado com o meio ambiente e destacaram a importância da preservação. Em 2024 foi lançado o Educame, com a publicação de um livro e uma cartilha. Em 2025, o Grupo A Hora decidiu unir os dois projetos e ampliar a atuação. Caravanas vão percorrer as escolas levando conhecimento e ações para estudantes e professores.

Entrevista
Samanta Takimi • diretora-presidente da Corsan

“O Educame sensibiliza e promove o engajamento entre a Companhia e as comunidades”

Por que a Corsan se associou ao Projeto Educame?

Samanta Takimi – Acreditamos que o acesso à informação e à educação ambiental é fundamental para formar uma sociedade mais consciente sobre a importância da água e do saneamento. E para educar, é preciso estar perto e criar conexão. O projeto é essa ponte, que nos permite estar cada vez mais próximos especialmente dos jovens, promovendo o conhecimento sobre o uso sustentável dos recursos hídricos e o impacto das nossas ações no meio ambiente. O Educame sensibiliza e promove o engajamento entre a Companhia e as comunidades onde atuamos, contribuindo para a nossa missão de promover qualidade de vida por meio do saneamento.

Qual a importância de levar educação ambiental para estudantes?

Num mundo de extremos climáticos, ela é decisiva para o futuro. A juventude é um agente de transformação da sociedade, um grupo sensível e capaz de multiplicar o conhecimento adquirido em suas casas, comunidades e, futuramente, em suas profissões. Quando crianças e jovens compreendem o valor da água, o papel do saneamento e os desafios ambientais que enfrentamos, eles desenvolvem uma consciência crítica e hábitos sustentáveis desde cedo. Isso contribui para a formação de uma geração mais responsável, engajada com a preservação do meio ambiente e mais preparada para enfrentar os desafios da coletividade.

A Corsan fornece um recurso fundamental para a vida – a água. Estamos vivendo uma crise climática, com repercussão em diversas áreas. Como o projeto Educame pode auxiliar a desenvolver uma consciência de uso racional deste recurso?

O impacto do desperdício e a importância da preservação dos recursos hídricos nem sempre são concretos para a maioria das pessoas, porque, muitas vezes, a água é vista como um recurso abundante e facilmente disponível. Portanto o Educame será uma ferramenta poderosa para construir consciências individuais e coletivas sobre consumo responsável e o cuidado com o meio ambiente. As lições serão reforçadas pelo contexto de crise climática, que nos dá sinais sobre a urgência de uma mudança de comportamento. Só podemos proteger esse recurso vital, antes que sua escassez se torne irreversível, se compreendermos que sociedade e natureza são uma coisa só. Ao envolver estudantes e suas famílias, o projeto amplia o alcance dessa mensagem.

Acompanhe
nossas
redes sociais