A Arena recebe neste sábado o Gre-Nal 444, o primeiro da temporada 2025. Grêmio e Internacional se encontram em um duelo particular pela primeira colocação geral do Campeonato Gaúcho, que ainda tem o Juventude como intruso. O jogo marca o primeiro clássico de Gustavo Quinteros e o retorno de Roger à Arena, agora no comando do Colorado. A bola rola às 21h, com transmissão completa da Rádio A Hora e do youtube A Hora GreNal.
A partida marca também a volta do clássico ao estádio tricolor. A última vez que a Arena recebeu um Gre-Nal ocorreu no dia 21 de maio de 2023. Desde então, são quatro jogos. Três disputados no Beira-Rio, e um no Couto Pereira, em Curitiba. Por coincidência ou não, as quatro partidas foram vencidas pelo Inter, que mantém a maior série de vitórias no clássicos em 15 anos.
O jogo será o primeiro Gre-Nal de Gustavo Quinteros, recém chegado ao Tricolor e com bom início de trabalho. Em cinco partidas no Gauchão, foram três vitórias, todas por goleadas, um empate em 0 a 0 e uma derrota, na última rodada, para o Juventude.
Do outro lado, estará Roger Machado, ídolo histórico do Grêmio, que volta à Arena pela primeira vez como treinador do Internacional. No ano passado, já comandando o Colorado, venceu o clássico no segundo turno do Brasileirão, por 1 a 0, com gol de Rafael Borré.
Poucas dúvidas nas equipes
Gustavo Quinteros e Roger Machado não alimentam muito mistério nas equipes. No Grêmio, a maior incerteza recai sobre a titularidade de Dodi, que pode perder lugar no time para Cuéllar. O provável time titular tem: Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Viery; Dodi (Cuéllar) e Villasanti; Pavón, Cristaldo e Aravena; Braithwaite.
O Inter não deve ter surpresas. Victor Gabriel deve seguir titular, com Rogel no banco. No ataque, Wanderson tem as sombras de Vitinho e Carbonero, mas deve iniciar o jogo. O provável Inter tem: Anthoni; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel e Bernabei; Fernando e Thiago Maia; Wanderson, Alan Patrick e Wesley; Borré.
O que representa para o campeonato
O Inter chega ao clássico com a melhor campanha geral do Gauchão. Se vencer, permanecerá a frente do rival e também do Juventude. Na terceira colocação geral, o Tricolor passa o Colorado em caso de vitória, mas nem por isso assume a ponta, uma vez que o Juventude tem a segunda melhor campanha. Em um eventual empate, o time da Serra Gaúcha seria o grande vencedor da rodada por tomar a dianteira e abrir vantagem para decidir em casa a semifinal e a final.
Árbitro do Vale no comando
Eleito melhor árbitro do último Campeonato Brasileiro, Rafael Klein, natural de Poço das Antas, dá continuidade em uma tradição de árbitros do Vale do Taquari e comanda o Gre-Nal pela primeira vez. “Ser designado para o maior clássico do nosso estado é de uma alegria imensa. É dito por muitos como um dos clássicos de maior rivalidade do Brasil e do mundo. É uma alegria muito grande poder receber essa escala, pois representa uma confiança por parte da comissão no trabalho que venho desenvolvendo há muitos anos”, destaca Klein.
Embora muitas vezes seja determinante no resultado de uma partida, o árbitro não é a figura principal de um jogo. Está em campo para cumprir as regras e dar bom andamento a partida. Em um clássico tão quente, Klein espera passar despercebido. “Eu espero que realmente possa prevalecer o futebol, embora a gente entenda a questão da rivalidade. Espero que a equipe de arbitragem possa passar despercebida. Que o nosso nível de acertividade seja o maior possível. Somos seres-humanos, estamos sujeitos a equívocos, mas a busca por acertos é extremamente alta. Cobramos muito individualmente e coletivamente o acerto para que possamos fazer justiça ao futebol.”
A equipe de arbitragem terá ainda Rafael da Silva Alves e Maíra Mastella Moreira como auxiliares, e Danriel Nobre Bins no comando do VAR.
Mano a Mano A Hora GreNal
A equipe esportiva da Rádio A Hora realizou o Mano a Mano no programa A Hora GreNal dessa sexta-feira.
Na disputa por posições, o time com os melhores do clássico ficou escalado com: Anthoni; João Pedro, Vitão, Victor Gabriel e Bernabei; Fernando e Villasanti; Pavón, Alan Patrick e Wesley; Braithwaite. O técnico da equipe foi Roger Machado.
Opinião da equipe esportiva
Quem chega melhor e qual a expectativa para o Gre-Nal?