Venâncio Aires receberá novamente o Campeonato Brasileiro e o Torneio Nacional de Patinação Artística 2025, que acontecerá no Ginásio Poliesportivo, de 6 a 18 de março. O evento reunirá 622 atletas de sete estados brasileiros, consolidando-se como a maior competição oficial da modalidade no país.
O presidente da Confederação Skate Brasil, Moacyr Neuenschwander Filho, ressalta o compromisso de Venâncio com o esporte. “Mais uma vez Venâncio mostra seu compromisso com o esporte, garantindo a estrutura e o suporte para que este evento seja motivo de grande orgulho ao Município e aos atletas”, afirma.
A presidente da Federação Gaúcha de Patinagem, Andréa Costa Leindecker, destacou que Venâncio Aires foi escolhida como sede pelo reconhecimento do valor do esporte como uma ferramenta de transformação, inclusão e promoção de talentos. “A cidade tem um histórico de acolhimento e incentivo à patinação artística, sendo um local onde os atletas sempre se sentem bem recebidos”, enfatiza.
O secretário de Cultura e Esportes, Sandro Kroth, ressaltou o impacto positivo do evento na economia local, especialmente porque coincidirá com o 3º Festival Gastronômico, de 14 a 16 de março. Um evento desse porte traz visibilidade para o município, aquece o comércio local e fortalece o turismo, beneficiando diretamente a economia e a comunidade”, ressalta o secretário.
Já o prefeito Jarbas da Rosa celebrou a realização do campeonato na cidade e reforçou o apoio à patinação artística. “Venâncio já sediou edições anteriores e incentiva seus atletas. Temos talentos locais de destaque na modalidade, o que fortalece a cidade como palco de grandes eventos no Rio Grande do Sul”, finaliza o prefeito.
Para assistir ao Campeonato Brasileiro e ao Torneio Nacional de Patinação Artística, o ingresso será a doação de 1kg de alimento não-perecível. O montante arrecadado será destinado ao Gabinete da Primeira-Dama, e posteriormente entregue para as famílias carentes.
Programação
- 06 a 10/03 – Campeonato Brasileiro de Patinação Artística da Classe Internacional
- 11 a 15/03 – Torneio Nacional
- 16 a 18/03 – Torneio de Aspirantes
A organização é da Confederação Skate Brasil (entidade máxima da patinação no Brasil) e da Federação Gaúcha de Patinagem, com o apoio da Prefeitura e dos clubes sediantes: Clube Pattins Sul, Clube Xlise, Insignia Patinação Artística e BK Patinação Artística. Além dos competidores gaúchos, o campeonato contará com atletas de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Goiás. Os vencedores das categorias superiores garantirão vaga na Seleção Brasileira de Patinação Artística, representando o país em competições internacionais, como Sul-Americano, Pan-Americano, Mundial e Copa do Mundo de 2025.