Prefeitos lindeiros à  BR-386 discutem prioridades de obras

VALE DO TAQUARI

Prefeitos lindeiros à BR-386 discutem prioridades de obras

Propostas serão apresentadas durante revisão de contrato de concessão com a CCR ViaSul. Encontro ocorre em 13 de fevereiro com participação da ANTT. Construção de nova ponte sobre o Rio Taquari é prioridade

Prefeitos lindeiros à  BR-386 discutem prioridades de obras
Prefeitos apontam a necessidade de uma nova ponte sobre o Rio Taquari. (Foto: Karine Pinheiro)
Vale do Taquari

Representantes de municípios localizados ao longo da BR-386 se reuniram nessa quarta-feira, 5, para debater as prioridades relacionadas às intervenções na rodovia federal. O encontro ocorreu na prefeitura de Estrela. As propostas devem ser apresentadas à CCR ViaSul e à Agência Nacional de Transportes (ANTT) em audiência no dia 13 de fevereiro, na Univates.

O objetivo a audiência é fazer a revisão do contrato de concessão. Durante a reunião, cada município apontou obras que seriam prioritárias à região, bem como sugestões de ajustes e antecipação de algumas intervenções. Estiveram presentes representantes de Lajeado, Bom Retiro do Sul, Taquari, Forquetinha, Canudos do Vale, Marques de Sousa, Paverama, Sério, Pouso Novo, Tabaí, bem como a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini, e representante da CIC do Taquari, Ivandro Rosa.

A presidente explica que a revisão do contrato é o momento para discutir a ordem de investimentos feitos na rodovia federal, bem como apontar mudanças e incluir novas propostas. Com base no resultado, os pedidos são protocolados e passam por análise técnica da ANTT. “A reunião é importante para que os prefeitos alinhem os projetos e apresentem as propostas por meio da Amvat”, destaca.

Entre as propostas, ela ressalta uma nova ponte sobre o Rio Taquari, entre Estrela e Lajeado. “Uma nova ponte implica o contrato de concessão”, afirma. A prefeita de Estrela e representante da Amvat na comissão tripartite, Carine Schwingel, diz que sugestão é ampliar o período de concessão para viabilizar recursos para a obra, mas sem impactar no valor do pedágio.

Demandas como acessos e vias laterais entre os municípios também foram abordadas pelos gestores. A orientação é que cada cidade faça um levantamento das obras necessárias, para que seja repassada para análise da Amvat.

Acesso em Estrela

Demanda antiga da comunidade de Estrela, o fechamento do acesso entre os bairros Pinheiros e Imigrantes ainda causa transtornos no fluxo de trânsito da cidade. A prefeita busca a inclusão de uma obra entre os bairros. A proposta deve ser apresentada em reunião com a ANTT, em Brasília, na próxima segunda-feira, 10.

“Nossa prioridade é apresentar demandas regionais e esse acesso também impacta na região. Vamos sugerir à ANTT essa intervenção, para que seja avaliada de forma técnica. Desta forma vamos incluir no pedido de revisão para a audiência no dia 13”, explica Carine.

A prefeita também destaca que a antecipação de vias marginais entre Estrela e Bom Retiro do Sul, prevista em contrato, também deve ser solicitada.

Acompanhe
nossas
redes sociais