Futuro da antiga sede é debatido por moradores, em Lajeado

PRÉDIO DA POLÍCIA

Futuro da antiga sede é debatido por moradores, em Lajeado

Desocupada desde a cheia de maio, a área na rua João Batista de Melo pode ser destinada à expansão do Parque dos Dick. Após mudança de local, prédio da polícia e estabelecimentos no entorno são alvos de vandalismo

Futuro da antiga sede é debatido por moradores, em Lajeado
Ainda não há projeto concreto para a expansão do parque. Município deve discutir possibilidades nos próximos meses. (Foto: Felipe Neitzke)
Lajeado

Desativada desde abril de 2024, e com a projeção da nova sede no bairro São Cristóvão, a antiga estrutura da delegacia de polícia de Lajeado está ociosa. Enquanto moradores pedem por mais segurança no local, o município avalia possíveis ocupações. Não está descartado incorporar o espaço ao Parque dos Dick.

Localizado na Rua João Batista de Melo, o prédio foi desativado devido a problemas recorrentes de enchentes que afetavam a estrutura e o funcionamento das delegacias ali instaladas. Em dezembro de 2024, um incêndio atingiu o edifício, que já estava desocupado na época.

Desde a enchente de maio do ano passado, os serviços das delegacias foram realocados para um imóvel alugado no bairro São Cristóvão. Junto a isso, uma parceria firmada entre Estado e município projeta uma nova sede, também no bairro. O município cedeu o terreno, e recebeu a área da antiga sede em troca.

A nova Central de Polícia da 19ª Delegacia Regional de Polícia do Interior será construída este ano, com obras que devem levar até 18 meses. O ato de lançamento da pedra fundamental da nova sede, na rua Fábio Brito de Azambuja, ocorreu em dezembro de 2024.

O prédio contará com cerca de 2,9 mil metros quadrados distribuídos em quatro pavimentos. A obra está orçada em cerca de R$ 10 milhões, com previsão de conclusão em meados de 2026.

Prédio ocioso

Sem atividades no local, moradores e proprietários de estabelecimentos no entorno relatam a falta de segurança. Dono de um posto de lavagem na esquina da rua João Batista de Melo afirma que, desde que a sede da Polícia Civil foi transferida, começaram os roubos.

Na primeira vez, em outubro do ano passado, toda a fiação elétrica do posto foi roubada. Em janeiro, também levaram motosserra, caixa de som e outras ferramentas. Ainda no fim do último mês, foram roubados pneus de carros.

Depois do primeiro episódio, o morador percebeu que também estavam saqueando o prédio da polícia e entrou em contato com a instituição. Após o incêndio, ele relata que a situação piorou ainda mais, inclusive, na sede desocupada. Segundo ele, foram levados ar condicionados, portas, janelas e grades de ferro.

A prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, afirma que o município ainda aguarda trâmites burocráticos para efetivar a transferência da propriedade da área para então definir qual o melhor uso a ser feito daquele espaço. Em gestões anteriores, no entanto, foi levantada a possibilidade do espaço ser incorporado ao Parque dos Dick.

ÁREA NO CENTRO

  • A 19ª Delegacia Regional de Polícia do Interior passou a ter sede em Lajeado a partir da década de 1970
  • O prédio abrigou o serviço até maio de 2024;
  • A estrutura foi atingida pela enchente de setembro de 2023, e passou por uma recuperação, reabrindo em outubro;
  • Entre abril e maio de 2024, o prédio foi inundado pela cheia histórica, e desativado devido ao problema recorrente de enchentes, que afetaram a estrutura e o funcionamento das delegacias ali instaladas;
  • Em dezembro de 2024, um incêndio atingiu o edifício, que já estava desocupado na época;
  • As quatro delegacias que atuam no local foram realocadas para um imóvel alugado no bairro São Cristóvão;
  • Em dezembro do ano passado, a Polícia Civil do RS e a prefeitura de Lajeado realizaram o ato de lançamento da pedra fundamental da nova Central de Polícia, que será construída no bairro São Cristóvão;
  • A previsão de início das obras é para o primeiro semestre de 2025, com estimativa de conclusão em 18 meses.

Acompanhe
nossas
redes sociais