Desde a criação da Central de Vagas, em 2021, é evidente o aumento da fi la de espera por vagas de Educação Infantil em Teutônia. Ano após ano, o tema é considerado um desafio entre os gestores. Correlacionado ao crescimento populacional do município, o número de inscrições aumenta, mas falta espaço físico para a criação de novas vagas em educandários já existentes.
Teutônia tem 15 escolas de Educação Infantil. Oito são comunitárias e atendem 937 crianças. Sete são municipais, onde 631 crianças são atendidas em turno integral. A este número, se somam 217 alunos matriculados em meio turno em Escolas Municipal de Ensino Fundamental. Ao todo, no fim de 2024, 1.785 crianças estavam matriculadas em turmas de educação infantil – e outras 540 aguardavam por vagas.
Ontem, 6, a Central de Vagas relacionava 764 inscrições. O número pode ser irreal, já que famílias podem inscrever crianças em até três educandário, mas exige ações da administração. A dez dias do início do ano
letivo, previsto para o dia 17, a equipe de coordenação trabalha na sondagem da lista de espera e no remanejo dos alunos para compreender qual a necessidade real de compra ou criação de novas vagas – e prefere não informar o número atual.
A maior demanda está localizada em Canabarro e o maior número se concentra na turma 2, que atende crianças entre um e dois anos. “Caminhada está sendo lenta, mas atenta a atender mais crianças. No momento fazemos o remanejo. Na certa, fazendo busca-ativa, vamos conseguir melhorar a demanda, atendendo as crianças e dando tranquilidade às famílias”, sinaliza a Coordenadora de Educação Infantil, Marlice Feldkircher.
Criação de novas vagas
Marlice conta que no momento a equipe avalia possíveis espaços nas escolas comunitárias, para compra de mais vagas. Ainda, segue a obra da Emei Meu Cantinho, na Vila Popular, em Canabarro, onde é prevista a criação de cerca de 90 vagas.