O sorteio da primeira fase da Copa do Brasil ocorre nesta sexta-feira, 7, às 15h, em hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O Grêmio é um dos 80 clubes que disputa a competição desde o início e tem 10 opções de
times que pode enfrentar.
São oito potes com 10 equipes em cada. A divisão deles segue o posicionamento dos clubes no Ranking Nacional de Clubes da CBF. O cruzamento dos grupos funciona da seguinte forma: A x E, B x F, C x G e D e H.
O Tricolor está no pote A e jogará contra um dos times que está no pote E. Dos dez adversários, pelo menos sete são de logística difícil. A depender do sorteio, o Grêmio precisará ir para Pará, Alagoas, Rondônia, Roraima, Paraíba, Tocantins ou Mato Grosso. Pensando em viagens mais tranquilas, as opções mais viáveis seriam Cascavel ou Maringá, no Paraná.
Independente do adversário, o Tricolor será visitante na única partida do confronto, pois o time de pior ranking tem a vantagem de jogar em casa. Em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. A partir da terceira fase, os confrontos serão de ida e volta.
Possíveis adversários
- Águia de Marabá-PA
- ASA de Arapiraca-AL
- FC Cascavel-PR
- Maringá-PR
- Porto Velho-RO
- Pouso Alegre-MG
- São Raimundo-RR
- Sousa-PB
- Tocantinópolis-TO
- União Rondonópolis-MT