O Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) avança nos preparativos para iniciar a recuperação de rodovias prejudicadas pela enchente. Entre elas estão a ERS-332 e ERS-129, no Vale do Taquari. Os detalhes sobre o cronograma foram apresentados pelo diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, em entrevista ao Conexão Regional da Rádio A Hora nesta quarta-feira, 6.
Nos últimos dias foram assinados os contratos com as empresas que venceram os processos licitatórios. A partir desta formalização, abriu-se o prazo de 90 dias para apresentação dos projetos executivos completos por parte destas organizações. O atual estágio são os levantamentos pelo setor de engenharia das operações necessárias para recuperar a pista e oferecer melhores condições de trafegabilidade.
Na ERS-332, os 92 quilômetros de via foram divididos em duas operações. Um lote é de Encantado até Anta Gorda onde os serviços serão de responsabilidade de um consórcio entre as empresas Lcm e Matt, de Minas Gerais. O trecho até o entroncamento com a BR-386, em Soledade, os serviços serão executados pela Traçado Construções e Serviços, com sede administrativa em Erechim e operações por todo o estado.
“Este investimento é histórico. Somados os dois contratos são mais de R$ 200 milhões. Se somar os últimos 10 anos, não chega a este valor. Pela dificuldade logística na enchente, bitrem transitou na ERS-332 e prejudicou o pavimento”, especifica Faustino.
Pavimentação na ERS-129
Outro ponto com grande expectativa é a ERS-129, entre Estrele e Roca Sales. A via teve uma ampliação enorme no fluxo em função da queda da ponte na ERS-130. A estimativa é que o movimento saltou de 400 para mais de cinco mil veículos por dia, com a peculiaridade de um trecho sem asfalto na comunidade de Fazenda Lohmann, em Roca Sales. “Para entregar uma rodovia de qualidade, sabemos da importância da pavimentação destes seis quilômetros. Por isso, a contratação visa o projeto estrutural e a obra completa”, define.
Serão 27,3 quilômetros com contenção, recuperação e reforço de cabeceiras e pontes. O valor total de investimento será de R$ 55,9 milhões. A obra deverá ser concluída em até 18 meses.
Assista a entrevista completa: