A impressão é que o Estado já cedeu demais…

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A impressão é que o Estado já cedeu demais…

O governador Eduardo Leite (PSDB) concedeu entrevista exclusiva a Rádio A Hora na manhã de ontem. E, questionado sobre as mais diversas análises e proposições de líderes regionais acerca do projeto de concessão das rodovias estaduais, ele deixou a impressão de que os representantes do Vale do Taquari já foram atendidos de forma suficiente. Ou seja, o Estado já teria cedido demais às justas queixas e sugestões, e não estaria disposto a, por exemplo, aportar mais R$ 1 bilhão ao já anunciado R$ 1,2 bilhão previsto para obras de resiliência. E também não titubeou ao ser provocado sobre a prorrogação do prazo para o leilão do Bloco 2.

“Outros estados já concederam as rodovias.” “Não há muitos players no mercado.” “Não podemos ficar para trás e correr o risco de beber água suja”, disse Leite. E a posição firme do governador desagradou muitos líderes regionais. Fato é que a razão permeia os dois lados. De fato, o Estado já cedeu e muito às nossas pressões. Por outro lado, o custo do km rodado precisa necessariamente baixar (e muito) para Leite deixar um bom legado.

Sai Cristiano Zanin, entra Jonatas Cirne

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Agricultura de Lajeado, Jairo Valandro anuncia troca no setor de inovação do município. De acordo com o novo agente público, Jonatas Cirne, especialista em TI, será o novo Diretor de Inovação do governo de Lajeado, assumindo a função até então desempenhada por Cristiano Zanin, o ex-diretor executivo da Agil. Cirne deve atuar, também, como o principal representante do poder público junto ao Pro_Move Lajeado.

Nova secretária gera reação no PP de Lajeado

Novamente utilizando as redes sociais, a prefeita Gláucia Schumacher (PP) anunciou ontem a última peça que faltava para fechar o secretariado. E a chefe do Execuvo de Lajeado surpreendeu diversos líderes do PP ao anunciar Elisete Alves da Silva Mayer – servidora concursada e Chefe de Gabinete do ex-prefeito Marcelo Caumo – como a Secretária de Serviços Urbanos, que terá a missão de aprimorar a zeladoria do município.

A noticia agradou a uma ala de correligionários, mas desagradou alguns agentes antigos do PP, incluindo ex-secretários. Rolou até ameaça de desfiliação. E tudo isso faz parte do jogo, é claro.

Breve chuva e…ruas alagadas

Os debates sobre saneamento básico sempre giraram em torno do abastecimento de água, do recolhimento de lixo e do tratamento de esgoto. Três itens básicos para as mínimas condições sanitárias de uma comunidade. Porém, e diante das recentes tragédias e mudanças climáticas, o quarto “braço” do saneamento básico precisa entrar cada vez mais na pauta dos gestores e dos contribuintes. Afinal, e sem estudos e investimentos robustos na drenagem pluvial, vamos seguir reféns de qualquer breve chuva. Como foi o caso de ontem, em alguns pontos de Lajeado, quando uma rápida chuva gerou diversos – e perigosos – pontos de alagamento em vias públicas.

E o projeto de arborização de Lajeado?

Faz pouco mais de um ano e meio, o governo de Lajeado anunciou um interessante movimento para garantir uma cidade mais verde, equilibrada e sustentável. A apresentação do chamado Inventário de Arborização Urbana (IAU) gerou boas expectativas junto à comunidade local. Porém logo na sequência veio a trágica enchente de setembro de 2023. Oito meses depois, já em meio ao famigerado troca-troca de secretários e servidores em ano eleitoral, e a cidade foi outra vez impactada por uma enchente ainda mais trágica. Ou seja, e diante dessas escusas, o projeto que visa mapear as mais diversas plantas e árvores espalhadas pela cidade e sugerir cortes e plantios avançou bem menos do que o esperado. Mas isso deve mudar. De acordo com o “velho novo” secretário de Meio Ambiente, Luís Benoitt, o tema será levado ainda mais a sério a partir desta nova gestão. E mais. Todos precisam abraçar a ideia de uma cidade mais verde, equilibrada e sustentável. Afinal, não dá mais para aguentar a falta de sombras naturais na principal cidade do nosso Vale do Taquari.

Olhar do Lucas

Nosso peregrino de todas as sextas-feiras andou palmilhando pelos lados de Westfália, mais precisamente na Lagoa do Tico-Tico, na localidade de Linha Paissandu.

Acompanhe
nossas
redes sociais