Cinco anos de CCR ViaSul será tema de audiência pública

CONCESSÃO DA 386

Cinco anos de CCR ViaSul será tema de audiência pública

ANTT confirma 13 de fevereiro como a data para debater andamento de obras, futuros investimentos e mudanças no contrato dos pedágios na BR-386

Cinco anos de CCR ViaSul será tema de audiência pública
Andamento das obras, propostas para revisão em investimentos e intervenções em áreas urbanas poderão ser protocoladas durante a audiência. (Foto: Filipe Faleiro)
Vale do Taquari

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirma as reuniões para análise do contrato de concessão com a CCR ViaSul. No trecho da BR-386, a audiência será em Lajeado, na Univates, no dia 13 de fevereiro.

O objetivo é revisar os projetos encaminhados pelos municípios e pelo conselho de usuários, além de debater ajustes no plano de investimento da concessionária. A presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cintia Agostini, destaca a importância da participação da comunidade e dos gestores municipais. “Serão debatidos projetos de mudança no plano de investimento, com ajustes ou acréscimo de obras. É fundamental que os municípios apresentem suas demandas e que a população participe.”

Os pedidos protocolados pelos municípios passam por avaliação técnica entre a ANTT e a CCR ViaSul. As propostas são classificadas em termos de viabilidade orçamentária e de engenharia. Após essa etapa, as que forem validadas terão chance de serem incluídas no cronograma de obras da concessionária.

Entre os projetos em análise está a construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari, considerada uma prioridade pela região. “Temos que incluir esse investimento na concessão”, defende Cintia. Líderes regionais solicitaram ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) um estudo de viabilidade para a obra. A proposta é incluir o investimento na concessão com a CCR ViaSul, em contrapartida à prorrogação do contrato por dois anos.

Reivindicações dos municípios

Os municípios do Vale do Taquari apresentaram uma série de demandas. Porém, não constam no documento oficial apresentado pela concessionária. “Em março do ano passado, foi nos dito que todos os pedidos encaminhados pela comissão de usuários estariam classificados para a audiência pública. Mas não houve um documento formal, era um combinado”, revela o integrante da comissão tripartite, vice-presidente da Federasul na região, Ivandro Rosa.

Pedidos encaminhados antes, como as intervenções em Marques de Souza e o a passagem entre os bairros Pinheiros e Imigrantes, em Estrela, não estão na lista da CCR ViaSul. “Isso causou incertezas, pois não sabemos quais estão habilitados para entrar nos recursos da revisão contratual.”

Datas e locais das reuniões

As reuniões participativas ocorrerão nos seguintes locais:

  • Porto Alegre: Dia 12 de fevereiro, das 14h às 17h, no Teatro da PUC (CEPUC) – Auditório do Prédio 9, Avenida Ipiranga, 6681, Partenon.
  • Lajeado: Dia 13 de fevereiro, das 14h às 17h, na Univates – Auditório do Prédio 11, Av. Avelino Talini, 171, Bairro Universitário.

Acompanhe
nossas
redes sociais