Três irmãos realizam o sonho da família e ingressam na faculdade de medicina

VENÂNCIO AIRES

Três irmãos realizam o sonho da família e ingressam na faculdade de medicina

Família Dornelles da Silva celebra feito histórico; jovens foram aprovados na UFRGS

Três irmãos realizam o sonho da família e ingressam na faculdade de medicina
Foto: Divulgação
Venâncio Aires

Caroline, Bianca e Leonardo Dornelles da Silva, são três irmãos de Venâncio Aires que superaram uma concorrência acirrada que chega até 70 candidatos por vaga e garantiram seu lugar no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Eles realizam o sonho do pai, que sempre quis ser médico, mas teve de trocar o vestibular pelo trabalho em fábrica. Agora, toda a família celebra a vitória dos filhos.

Caroline, 22, Bianca, 21 e Leonardo, 19, estudaram nas escolas públicas de Venâncio Aires e com o esforço dos pais, que priorizaram a educação dos filhos, frequentaram o curso pré-vestibular Método Medicina, em Lajeado para aumentarem as chances no vestibular. Deu certo e eles devem se formar antes dos 30 anos. Caroline, com 27 anos e Leonardo, com 25 anos.

Os três irmãos se preparam para locar um apartamento em Porto Alegre, próximo a faculdade e iniciarão as aulas no segundo semestre. A aprovação mudou radicalmente a rotina deles.

Caroline Dornelles da Silva foi a primeira a ser aprovada, no vestibular de 2023. “Quando vi meu nome no listão, não acreditei”. Apesar da insegurança inicial, Caroline encarou uma organização de estudos diferenciada e com apoio da psicóloga do cursinho, otimizou o ritmo de estudos. “Eu tinha dificuldade em matemática e foquei minha aprendizagem nesta disciplina, tirando dúvidas com os professores dessas matérias”.

Os pais e os irmãos a incentivaram, criando um clima familiar de motivação dentro de casa. No cursinho, ela tinha um espaço especial para estudar com eficiência. “Quando comecei a estudar, estava perdida, mas a psicóloga do curso ajudou a me organizar”, salienta Caroline.

Com a aprovação de Caroline, Bianca e Leonardo também decidiram fazer o curso para encarar medicina. “Um incentivou o outro nesta caminhada”, salienta Bianca. E para isso, houve disciplina.

Os irmãos despertavam as 5h30 para pegar o ônibus às 7h, de Venâncio a Lajeado. A aula iniciava às 8h e se estendia até às 16h. “Nós estudávamos em um espaço especial do cursinho, para não precisarmos nos prolongar à noite. Sabíamos dosar estudos e momentos de relaxamento”.

Leonardo, o mais novo, passou no vestibular aos 19 anos. “Quando vi meu nome no listão, fiquei eufórico. Pai e mãe choraram”. A maior deficiência de Leonardo era redação. Com as orientações de gramática, português, a nota da redação subiu de 620 pontos para 920 na redação do ENEM. “Eu não esperava ingressar na faculdade tão novo. O vestibular mudou nossa realidade.”

Diretor de curso orienta sobre três etapas fundamentais

O diretor do curso pré-vestibular Método, Willian Arthur Lawisch salienta que organizar a rotina de estudos é essencial para o vestibulando de Medicina.

  • Busque um local tranquilo e eficaz -“Os momentos de estudo e orientação eram fundamentais para os três irmãos de Venâncio Aires. Eles dispunham de um local tranquilo para estudar no curso preparatório, já que precisavam ficar aqui ao meio-dia”, salienta Willian.
  • Faça Exercícios – Segundo o diretor do curso, os irmãos participavam de simulados todos os fins de semana, intensificando a preparação. Assim, eles se familiarizavam com os tipos de questões que caem em vestibulares da UFRGS e Enem.
  • Distribua o tempo de estudo conforme as suas dificuldades – Essa abordagem personalizada é fundamental para quem busca aprovação em um vestibular tão competitivo como o de Medicina. “Ao invés de se concentrar apenas nas matérias favoritas, é essencial dedicar tempo extra às disciplinas que se tem mais dificuldades”, salienta Willian. Afinal, o sucesso no vestibular depende de um conhecimento sólido em todas as áreas.

Acompanhe
nossas
redes sociais