Secretaria de Obras prevê ampliar a eficiência e atender as demandas crescentes da cidade

LAJEADO

Secretaria de Obras prevê ampliar a eficiência e atender as demandas crescentes da cidade

Entre as prioridades da nova gestão estão a melhoria da iluminação pública, ampliação do calçamento comunitário e investimentos no abastecimento de água

Secretaria de Obras prevê ampliar a eficiência e atender as demandas crescentes da cidade
Fabiano Bergmann, secretário de Obras e Serviços Urbanos (Sosur) de Lajeado (Foto: Paulo Cardoso).
Lajeado

À frente da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosur) de Lajeado, Fabiano Bergmann, conhecido como Medonho, tem enfrentado desafios com foco em ampliar a eficiência e atender as demandas crescentes da cidade. Entre as prioridades da nova gestão estão a melhoria da iluminação pública, ampliação do calçamento comunitário e investimentos no abastecimento de água.

Segundo Bergmann, a iluminação pública é a principal demanda da secretaria, sendo intensificados os esforços para modernizar os sistemas existentes. Recentemente, a Avenida Beira Rio, incluindo a entrada do bairro das Nações, a ponte do Saraquá até a divisa com o município de Cruzerio do Sul, recebeu iluminação de LED, garantindo mais segurança para pedestres e motoristas. Já na rua Bento Rosa, há planos para a instalação de iluminação de LED em parceria com a RGE, que fornecerá uma rede de baixa tensão, enquanto o município arcará com os custos dos pontos de luz.

Calçamento comunitário impulsiona bairros

O calçamento comunitário continua a transformar os bairros de Lajeado. Durante a gestão anterior, foram pavimentados 382 trechos de ruas, e, para este ano, já foram aprovados projetos para 17 novas ruas em bairros como Conventos, São Bento, Olarias e Centenário. “O calçamento comunitário tem sido uma solução eficaz para alavancar o desenvolvimento dos bairros”, destaca o secretário.

Anel Viário e pavimentação como desafios estruturais

O projeto do Anel Viário é uma prioridade desafiadora para a gestão. A iniciativa prevê a abertura de novos trechos em propriedades particulares, o que, segundo Medonho, “exige negociações cuidadosas devido à resistência de alguns moradores”.

Além disso, a pavimentação da rua Benjamin Constant é apontada como fundamental. “No meu ponto de vista, essa via já deveria ter sido pavimentada até o lixão. Pavimentar ruas transversais pode ajudar a desafogar o trânsito em horários de pico”, afirma.

Abastecimento de água avança com poços artesianos

A secretaria também tem trabalhado intensamente para melhorar o abastecimento de água em bairros como Centenário, Imigrante, Olarias e Planalto. Atualmente, quatro poços artesianos atendem cerca de 15 mil moradores. Neste ano, um novo poço já foi perfurado no bairro Centenário, com capacidade para produzir 25 mil litros de água por hora, mas o secretário alerta que essa estrutura pode não ser suficiente para atender toda a demanda.

Gestão próxima da comunidade

Bergmann destaca que todas as ações da Sosur têm como foco aproximar a administração da população, atendendo às principais necessidades da cidade. “Estamos comprometidos em solucionar os problemas existentes e trazer mais qualidade de vida para os moradores”, conclui.

Com desafios como o Anel Viário e a expansão dos serviços de abastecimento de água, a gestão da Sosur busca modernizar a infraestrutura de Lajeado, alinhando crescimento urbano com sustentabilidade e eficiência.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais