Durante um almoço com prefeitos da região em Estrela, o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou que um novo edital para o programa Desassorear-RS deve ser divulgado em breve. No total, 24 municípios do Vale do Taquari foram contemplados na atual etapa do programa, incluindo Arroio do Meio, Estrela, Lajeado e Encantado.
Segundo Leite, a necessidade de uma segunda chamada surgiu devido à troca de prefeitos.”Em algumas cidades, os gestores anteriores não demonstraram interesse na adesão ao programa, apesar da necessidade de limpeza dos leitos dos rios”, disse.
O governador ainda reforçou que o governo tem interesse em dar continuidade ao processo de dragagem, destacando a importância da iniciativa para mitigar os efeitos das cheias em áreas ribeirinhas e seus arredores.
Saiba mais sobre o programa
O Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear-RS) faz parte do Plano Rio Grande e tem como objetivo promover o desassoreamento e a limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais em municípios que declararam situação de emergência ou estado de calamidade em decorrência das enchentes.
A iniciativa será implementada pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em parceria com as gestões municipais. O Estado fornecerá financiamento, suporte técnico e supervisão para garantir maior segurança, estabilidade e resiliência contra alagamentos.
O programa atua em dois eixos principais um voltado para recursos hídricos de pequeno porte, abrangendo rios menores, de primeira, segunda e terceira ordem e o segundo focado em rios maiores, de quarta ordem ou superior.