Lajeado confirma primeiro caso positivo para varíola dos macacos

SAÚDE

Lajeado confirma primeiro caso positivo para varíola dos macacos

O  paciente contraiu a doença fora do estado e hoje o quadro dele é estável

Lajeado confirma primeiro caso positivo para varíola dos macacos
Crédito: ilustração
Lajeado

O primeiro caso de varíola dos macacos (doença monkeypox) foi confirmado nesta quarta-feira, 5, em Lajeado, pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-RS), e a Secretaria Municipal da Saúde (Sesa) foi notificada.

Trata-se de um morador de Lajeado do sexo masculino, de 33 anos. O diagnóstico ocorreu após o paciente perceber os sintomas da doença. O resultado positivo do teste para a doença monkeypox ocorreu nesta terça-feira.

O  paciente contraiu a doença fora do estado e hoje o quadro dele é estável e se encontra  isolado em sua residência para monitoramento da doença.

Sobre a doença

A Monkeypox é uma doença causada pelo Monkeypox vírus (MPV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal silvestre ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus.

Apesar do nome popular da doença, os primatas não humanos (macacos) não são reservatórios do vírus. Embora o reservatório seja desconhecido, os principais candidatos são pequenos roedores nas florestas tropicais da África, principalmente na África Ocidental e Central. O MPV é comumente encontrado nessas regiões, e pessoas com o vírus eram ocasionalmente identificadas fora delas, normalmente relacionadas a viagens para áreas onde o MPV é endêmico.

Sintomas

– Febre
– Dores no corpo
– Dor de cabeça
– Calafrio
– Fraqueza
– Adenomegalia: linfonodos inchados (ínguas)
– Erupções cutânea ou lesões de pele.

Contágio

A transmissão entre humanos ocorre por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados, sendo que o contato direto com as pele ou com objetos contaminados têm papel fundamental.

Após a manifestação de erupções na pele, o período em que as crostas desaparecem o paciente deixa de transmitir o vírus para outras pessoas.

Acompanhe
nossas
redes sociais