Em última agenda no Vale do Taquari, o governador Eduardo Leite participou de uma audiência pública no salão da comunidade católica em Cruzeiro do Sul. Leite apresentou a intenção e o projeto do Estado que visa oferecer terrenos às famílias que possuíam áreas no Passo de Estrela e oferecer moradias em terrenos que já foram desapropriados em outras áreas nos bairros Cascata e São Gabriel.
O terreno foi pago nesta semana e já é do Estado. O evento contou com a participação dos secretários da Habitação, Carlos Gomes e Planejamento, Daniele Calazans. Hoje o déficit habitacional em Cruzeiro do Sul é de 1350 moradias. O Estado já tem encaminhada a construção de 396 casas.
Na área do Cascata, será disponibilizado terrenos com área mínima de 200 metros quadrados. As famílias contempladas se enquadram na constituição do estado que prevê a moradia para famílias com renda até cinco salários mínimos.
Parque no antigo Passo
No local, o RS, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, se propõe a fazer a limpeza e requalificação do local. Conforme a secretária Marjorie Kauffmann, os 200 mil metros quadrados, onde restam escombros das moradias, precisam ser limpos e ter o material retirado.
A intenção é reaproveitar todo o material da área e construir uma área pública com trilhas, área educativa, para atividades de lazer e áreas de convívio.
O trabalho será realizado em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano.