A alta cúpula do governo gaúcho estará durante todo o dia de hoje no Vale do Taquari. O governador Eduardo Leite visita loteamentos onde estão sendo construídas casas definitivas para famílias atingidas pelas enchentes de 2023 e do ano passado.
Acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, e pelo secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, o governador também assina termos de cooperação técnica do programa Desassorear RS e da entrega da primeira etapa dos Planos Diretores regionais.
As atividades começam às 9h em Santa Tereza, no loteamento da rua Roberto Prezzi, onde as primeiras casas estão sendo instaladas. Em seguida, a comitiva seguirá para Muçum, Encantado, Estrela, Lajeado e Cruzeiro do Sul, onde serão vistoriados outros loteamentos e realizadas reuniões com prefeitos e autoridades locais.
Um dos destaques será a apresentação de um projeto pioneiro para a recuperação de áreas degradadas pelas enchentes e a realocação de famílias em Cruzeiro do Sul. O governador participa de uma audiência pública no pavilhão da comunidade católica do Passo de Estrela, às 18h, para apresentar o projeto do novo bairro, que inclui infraestrutura de moradias, comércio e serviços de apoio.
O Estado desapropriou uma área de aproximadamente 17 hectares, localizada entre os bairros Cascata e Passo de Estrela, para a construção do novo loteamento. A área custou R$ 4,6 milhões, onde haviam estabelecimentos industriais e de produção primária. O projeto prevê a limpeza e construção de áreas de lazer, praças esportivas e espaços de convivência, além da recuperação do antigo bairro, destruído pela enchente de maio.
Planos Diretores
Outro momento do governador com líderes regionais será a entrega das duas primeiras etapas dos estudos para os novos Planos Diretores de sete municípios do Vale. Os estudos são elaborados pela Univates, com investimento de R$ 3,1 milhões do governo estadual.
Os Planos Diretores incluem zoneamento de risco e diretrizes de ocupação prioritárias, com base em critérios técnicos para evitar a repetição de tragédias como as ocorridas em 2023. “A mancha de inundação onde houve enxurrada não poderá mais receber construções. Essa é uma decisão essencial para garantir segurança e evitar tragédias”, destacou o secretário Rafael Mallmann.
Saiba mais
- O que é o programa Desassorear RS?
O programa Desassorear RS visa a retirada de sedimentos dos rios para prevenir inundações e melhorar a capacidade de escoamento das águas. - O que são os Planos Diretores?
Os Planos Diretores são instrumentos de planejamento urbano que definem diretrizes para o desenvolvimento das cidades, incluindo zoneamento de risco, áreas de ocupação prioritária e regras para licenciamento e reconstrução. - Quais municípios serão beneficiados?
Os Planos Diretores contemplam sete municípios: Muçum, Encantado, Roca Sales, Arroio do Meio, Colinas, Estrela e Cruzeiro do Sul.