Prefeito de Lajeado entre 2017 e 2024, Marcelo Caumo está cada dia mais próximo de deixar o Partido Progressistas (PP), sigla pela qual ele atuou no setor público desde a gestão da saudosa ex-prefeita lajeadense, Carmen Regina Cardoso. E o destino do ex-gestor pode ser o partido União Brasil. A mudança visa as eleições de 2026. Caumo pretende concorrer a deputado federal e, como estratégia para angariar votos e apoios fora do Vale do Taquari, ele estuda uma possível dobradinha com o deputado estadual Dirceu Franciscon, também do União Brasil. E tem mais. Se confirmada a mudança de sigla, Caumo buscará uma função no alto escalão – ou próximo disso – do governo estadual.
E há quem aposte de forma extraoficial na Direção-Geral do Departamento Estadual de Trânsito, o Detran/RS, já que o União Brasil possui ingerência para nomear tal função. Sobre as especulações, Caumo confirma negociações incipientes com o União Brasil, mas afirma desconhecer qualquer proposta para assumir a autarquia. Por ora, ele segue em tratativas com o próprio PP, o Republicanos e o Novo. Além de aguardar a provável fusão do PSDB com o PSD. Por fim, reforça a intenção de definir o futuro partidário ainda em fevereiro. Ou seja, nos próximos dias.
Governador volta hoje ao Vale
Eduardo Leite (PSDB) retorna hoje à região para visitar obras de reconstrução e anunciar investimentos e desapropriações no Vale do Taquari. Ele inicia a passagem em Santa Tereza, passa por Muçum, Encantado e Estrela, e finaliza a vistoria em Cruzeiro do Sul. A última visita do governador ocorreu no dia oito de novembro, em Encantado. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual inaugurou o asfalto da “Estrada do Cristo Protetor”, anunciou a data de inauguração do complexo turístico e religioso – seis de abril –, e ainda gravou uma mensagem (foto) ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, convidando-o para o referido e aguardado ato de inauguração.
Orçamento menor para reforma
O jovem vereador Luias Wermann (PSD), presidente da câmara de Teutônia, deve apresentar um novo orçamento para a necessária reforma da robusta e exótica sede do Legislativo teutoniense, com destaque à reconstrução do telhado (foto). O orçamento encomendado em 2024 pelo ex-presidente da câmara, Jorge Hagemann, era de pouco mais de R$ 1 milhão. Já o novo levantamento orçamentário será inferior e deve ser divulgado ainda nesta semana.
Egos e concessões
É natural que a união de diferentes agentes voluntários dos setores público, acadêmico, privado, corporativo e associativista provoque divergências, controvérsias e até embates de egos. Muitos preferem não tocar ou alimentar o assunto. Entretanto, e isso é o mais importante, não podemos aceitar “naturalmente” que tais embates prevaleçam sobre o interesse coletivo do Vale do Taquari, especialmente quando tratarmos das concessões rodoviárias e o futuro da logística regional. Sobre isso, tudo indica que após alguns encontros mais ásperos os nossos principais líderes e representantes já perceberam a gravidade de uma eventual desunião e, a partir de agora, vão deixar as diferenças de lado e pensar tão somente no desenvolvimento da região. E assim esperamos!
Sidnei quer o Gaúcho em Arroio do Meio
Prefeito de Arroio do Meio pela terceira vez na história, Sidnei Eckert (MDB) tem experiência política suficiente para compreender as complexidades da polêmica instalação do Complexo Cultural do Gaúcho no Morro São José, e levar o debate da melhor forma possível. Portanto, e diante da possibilidade do município perder um investimento orçado em dezenas de milhões de reais, ele pretende convencer investidores, comunidade e Ministério Público acerca da importância do empreendimento para a cidade e ao Vale do Taquari. Além disso, vai exigir bom senso e maturidade de todos para que tudo ocorra dentro da legalidade.
TIRO CURTO
- Em Estrela, o governo estuda um projeto de lei para reforçar as parcerias público-privadas, no que tange a manutenção e cuidado de espaços públicos. A legislação atual só permite a adoção de praças. E a intenção é aumentar o leque de possibilidades para outros espaços.
- Já em Venâncio Aires, o vereador Jeferson Schwingel (PP) cobra a inauguração da Sala das Margaridas, um espaço construído em maio de 2024 junto à Delegacia de Polícia, a um custo de R$ 150 mil, e que ainda não foi oficialmente inaugurado.
- Também em Lajeado, o vereador Aquiles Mallmann (PP) sugere a construção de um “cachorródromo” no Parque dos Dick. Aliás, e nunca é demais lembrar, essa foi uma promessa do governo municipal anterior, amplamente divulgada em 2021, e que nunca saiu do papel.
- Aliás, há pedidos por cachorródromos registrados em 2015 na câmara de Lajeado. À época, o pedido foi encaminhado pelo ex-vereador, Carlos Ranzi (MDB). Ou seja, o tema já é debatido há uma década. E das duas, uma. Ou é muito complexo, ou falta vontade ao poder público.
- Já o também vereador de Lajeado, Antônio Oliveira, solicita um reestudo do estacionamento rotativo no entorno do Hospital Bruno Born, para evitar o guinchamento de veículos inadimplentes.
- Por fim, o vereador Lorival Silveira (PP) solicita que, em caso de renovação ou novo contrato referente ao estacionamento rotativo de Lajeado, seja extinta a cobrança por meio de motocicletas.