Região protagonista no Comitê Taquari-Antas

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Região protagonista no Comitê Taquari-Antas

O Vale do Taquari está amplamente representado no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. A eleição de entidades para o biênio 2025-2027 ocorreu na sexta-feira, em Caxias do Sul.

Água

No grupo “Usuários da Água”, categoria abastecimento público, estão a Associação Pró-desenvolvimento Languiru e a Administração Municipal de Lajeado. Na categoria esgotamento sanitário, Administração Municipal de Muçum e Associação Languiru como titulares e Administração de Lajeado na suplência. Na categoria resíduos sólidos, o titular é a administração municipal de Estrela e a suplência é a prefeitura de Muçum. Na drenagem, administração pública de Encantado assume como titular e a de Estrela como suplente. Na área de geração de energia, a Cooperativa Certel ocupa a cadeira de titular.

Foto: Rinelle Oliveira/divulgação

Região alta

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais da região alta do VT ocupam a maioria das cadeiras na categoria produção rural. STR de Encantado, Doutor Ricardo, Roca Sales e Muçum foram eleitos. A Câmara de Indústria. Comércio e Serviços do Vale do Taquari (Cacis) é titular na categoria Indústria.

População

No grupo de representantes da população estão as Câmara de Vereadores de Lajeado, Muçum, Bom Retiro do Sul e Cruzeiro do Sul. A Univates está na categoria das instituições de ensino e pesquisa.

Posse

A eleição da diretoria e posse para o biênio 2025/2027 estão agendadas para 27 de fevereiro.

Juntos plantando árvores

A Estação Semear lança o projeto “Juntos plantando árvores”. A iniciativa visa plantar mudas de árvores em escolas, comunidades, áreas de preservação ambiental, associações de bairros e demais espaços que necessitem de arborização, além promover a recuperação das áreas atingidas pela enchente. Todas as ações de plantio de árvores estarão alinhadas com momentos de educação ambiental. A proposta é promover a recuperação ambiental e a conscientização sobre a importância da preservação. A implementação do projeto pode ocorrer de forma pontual ou sequencial, conforme a necessidade e dimensão de cada espaço.

Inscrições

As inscrições estão abertas até dia 22. Interessados devem preencher formulário disponível neste link. A seleção das instituições beneficiadas será realizada na última semana de fevereiro. A organização entrará em contato com o responsável para combinar a data de realização do plantio.

Sobre a Estação

A Estação Semear é uma organização da sociedade civil, de caráter educacional socioambientalista e cultural.

Defesa ambiental

Na quinta-feira, dia 6, é celebrado o Dia do Agente de Defesa Ambiental. Entre as tarefas desde profissional estão monitorar e fiscalizar atividades que possam impactar negativamente o meio ambiente, como desmatamento, poluição e descarte inadequado de resíduos. Também pode propor atividades e obras para a conservação do ambiente natural, promover a educação, garantir o correto funcionamento do sistema de vigilância, monitoramento e coibição de infratores e combater os danos causados pelo homem à natureza.

Acompanhe
nossas
redes sociais