Com 14 escolas de Educação Infantil, a rede municipal de Ensino de Venâncio Aires recomeça o atendimento nesta semana. No total, 1,8 mil alunos estão matriculados para o ano letivo de 2025 nos educandários infantis.
Nesta quarta-feira, 5, iniciam as turmas do Nível IA, Nível IB, Nível II e Nível III. Já para as crianças do ensino fundamental a semana é de efetivação da matrícula, quando os responsáveis devem ir até a escola para para a qual a criança foi indicada para confirmar os dados e apresentar documentação. Para as turmas de Pré-escola A e B as atividades iniciam no dia 19 de fevereiro.
Preparando a recepção aos estudantes, as equipes diretivas, monitores, atendentes, estagiários, professores contratados, agentes escolares e equipe de limpeza, iniciaram os trabalhos nessa segunda-feira, 3. São aproximadamente 500 profissionais que atuam nas escolas de Educação Infantil, sendo que 350 retornaram na segunda-feira e os demais no dia 19.
Novas vagas
Neste ano, a Escola Infantil Vô Ismael, do bairro Xangrilá, inaugurada em 2023, passa a atender com a capacidade total que é de 193 alunos, divididos em dez turmas. Novas vagas também devem ser geradas com a construção da nova escola Frederico Reinaldo Closs, cujo projeto orçado em R$ 5,7 milhões está em fase de ajustes com a Caixa Econômica Federal. A obra que será realizada no bairro São Francisco Xavier está dentro do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Reconstrução, tendo me vista que o antigo prédio foi danificado pela calamidade climática de maio do ano passado, no município.
Com as ampliações na oferta de vagas, o município pretende sanar a lista de espera por matrículas que atualmente, conforme o o portal transparência da Prefeitura, é de 214 crianças na lista de espera. Além das crianças que frequentam a Educação Infantil nas escolas da rede, o município também faz a compra de 175 vagas na rede privada.
Além disso, das estruturas físicas, o município também vem investindo nas contratações de servidores para atuar nas escolas. Até o momento, 53 servidores e 13 agentes escolas se somam ao quadro de profissionais para reforçar a qualidade do atendimento na Educação Infantil em 2025.