Teutônia segue sem casos confirmados de dengue. A poucos dias do retorno das aulas, intensifica ações de combate e prevenção à doença. Desde o começo do ano, equipe da Vigilância Epidemiológica trabalha na pulverização de inseticida profissional nos ambientes escolares. Objetivo é preservar a saúde de crianças, profissionais e familiares que circulam nos espaços.
A aplicação ocorre durante as férias escolares em observação às orientações de manejo para evitar contato das crianças com o químico. O produto utilizado é o Fludora Fusion – inseticida que extermina o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, em sua fase adulta. As aplicações ocorrem em ambientes internos, sempre em paredes de alvenaria.
O produto tem eficácia de quatro meses – período que elimina todos mosquitos que pousam sobre o local de aplicação. A primeira pulverização nos educandários ocorreu em maio de 2024, a partir de orientação estratégica da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, com garantia à segurança da comunidade escolar.
Neste ano as aplicações iniciaram antes da 18ª edição da Copa Teutônia de Futebol a fim de promover o a segurança dos atletas que foram hospedados em algumas escolas e ginásios escolares.