Fevereiro será um mês crucial para a EGR na construção da nova ponte da ERS-130. Os trabalhos estão em estágio avançado.
Conforme o presidente da EGR, Luis Fernando Vanacôr, no final de janeiro foi possível concluir o trabalho de concretagem no leito do Forqueta e assim finalizar os pilares centrais e fundações. “Estamos no trabalho de fechamento”.
O próximo passo agora e a finalização de dois pilares que ficarão fora do leito, nas cabeceiras da ponte, que terão uma altura menor. Já nas outras estruturas, iniciou nessa semana a construção das caixas que servirão de apoio às vigas.
O lançamento das 24 vigas deve iniciar na segunda semana de fevereiro. “Será um mês de montagem. Em março, o trabalho se concentra no acessos com a finalização dos aterros”.
Vanacôr acredita que a obra está em uma velocidade aceitável e que alguns processos foram antecipados com a estabilidade do rio e a ausência das chuvas.
A nova ponte está sendo construída com 172 metros de extensão, 5,10 metros acima da antiga – além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço para travessia de pedestres e ciclistas. O investimento é de R$ 14 milhões.