Há 20 anos, Porto Alegre recebia o Fórum Social Mundial

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Porto Alegre recebia o Fórum Social Mundial

HÁ 20 ANOS

A 5ª edição do Fórum Social Mundial movimentava a capital gaúcha. O Vale do Taquari marcava presença no evento. Entre os presentes, estava o serigrafista Dirceu Segabinazzi, de Lajeado, e Josiane Delazeri Hilgert, também lajeadense, que vinha acompanhada de outros 15 jovens do Vale. Além disso, o curso de Gastronomia da Univates fazia um churrasco para várias autoridades da época.

O Fórum ocorreu pela primeira vez em 2001, em Porto Alegre também, e foi criado para ser um contraponto à realização do Fórum Econômico de Davos, na Suíça, que reúne anualmente empresários e governantes dos países mais ricos do mundo. As edições de 2002 e 2003 também foram na capital gaúcha. Em 2004, foi realizado em Mumbai, na Índia. O Fórum já foi realizado no Quênia, Tunísia, Canadá e em outras capitais do Brasil, como Belém e Salvador. A edição de 2025 ocorreu em Porto Alegre.

As piscinas abandonadas do Lajeadense

Vinte anos atrás, era notícia o estado das antigas piscinas do Clube Esportivo Lajeadense. O complexo, que ficava junto ao Estádio do Florestal (hoje já demolido), tinha um conjunto de três piscinas, onde a água parada se acumulava e preocupava pela proliferação de mosquitos.

A construção das piscinas do clube começou em 1986 e o espaço fez muito sucesso nos anos seguintes. Em 2005, no entanto, o Lajeadense passava por sérias complicações financeiras e o local estava abandonado. Hoje, a antiga área do Estádio do Florestal está sendo transformada num complexo comercial, com supermercado e lojas.

HÁ 50 ANOS

Ministro dos Transportes visitava o Vale

O general Dirceu Nogueira, então Ministro dos Transportes, acompanhado do engenheiro Arno Markus, visitava o local onde seria construído o entroncamento hidro-rodo-ferroviário (o atual Porto de Estrela). O ministro veio de Rio Grande e desembarcou no Aeroclube do Vale do Taquari, em Estrela. Depois da vistoria, o general seguiu a Bom Retiro do Sul, onde verificou o local onde seria erguida a Barragem Eclusa.

Nogueira era natural de Santana do Livramento e foi nomeado ministro no governo de Ernesto Geisel. Ocupou o cargo de 1974 a 1979. Uma das últimas obras concluídas durante sua administração foi a Ferrovia do Trigo. A construção da ferrovia, que liga Roca Sales a Passo Fundo, era meta prioritária, na época, devido a sua importância para a economia nacional.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais