“Se não fosse o Rio Grande do Sul, teríamos feito superávit”. A fala é de Lula e indica que o balanço do ano passado só não foi positivo em função dos recursos destinados ao estado por conta das catástrofes climáticas.
Por mais que seja a frieza dos números traduzida em uma resposta, o discurso não pegou bem para o presidente, que também está em rota de colisão com o governo estadual sobre a renegociação da dívida. Ao lado dele durante a fala estava o novo ministro da comunicação, um marqueteiro político.
A atribuição de “culpa” ao Rio Grande do Sul fere um setor importante dentro do cenário econômico nacional, o que produz! Empresários ainda aguardam recursos prometidos para recuperação de indústrias atingidas diretamente pela enchente. Alguns tiveram acesso, é verdade. Muitos ouros não. Até agora, há pessoas longe de ter uma casa para morar. No campo, os produtores ainda não sabem como pagar seus financiamentos. E por aí vai…
Fundamental que o governo federal tenha olhado para o povo gaúcho em seu momento mais crítico nos últimos tempos. Os recursos enviados foram de grande ajuda, mas existe muita promessa a ser cumprida ao Rio Grande do Sul. Dê uma nova olhada na planilha de gastos, Lula. Não deve ser o R$ enviado pra cá que impediu a manchete do superávit financeiro.
Governador em Encantado
Eduardo Leite estará em Encantado na quarta-feira, 5. A partir das 15h, ele acompanha as obras para construção de moradias no bairro Lambari e depois conhece um espaço adquirido pelo município para construção de 65 casas no bairro Jardim da Fonte.
A presença dele é importante para dar celeridade nos programas habitacionais. É provável que novos anúncios ocorram ao longo do roteiro do governador pelo Vale.
O momento é estratégico para esses deslocamentos pelo interior do estado, dentro de uma preparação ao processo eleitoral de 2026. O aumento no valor do combustível, a demora nos programas habitacionais do governo federal e a frase de Lula sobre o Rio Grande do Sul desgastaram ainda mais a imagem do presidente, líder do PT, adversário de Leite em uma disputa nacional ou ao Senado. Ah, e também do vice, Gabriel Souza, no pleito estadual.
Vale forte na bacia Taquari-Antas
O Vale do Taquari terá uma representatividade maior no Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari/Antas. Líderes das partes alta e baixa trabalharam em conjunto e conquistaram mais cadeiras na votação que ocorreu nesta sexta-feira, 31. Os movimentos feitos pelo comitê são fundamentais para a construção de um plano eficiente que diminua os impactos das cheias no Vale do Taquari. Até o fechamento desta edição não tínhamos a lista completa de eleitos, mas estão entre eles os vereadores: Humberto Canigia Rerig (Estrela), Everton Grafitti (Putinga), Fábio Martins (Bom Retiro do Sul), Marieli Castoli (Muçum), Daiani Maria (Cruzeiro do Sul) e Jones Vavá (Lajeado).
Os eleitos serão empossados no dia 27 de fevereiro em nova reunião. A bacia Taquari-Antas abrange 37 cidades e uma área de 27 mil quilômetros quadrados.
TIRO CURTO
- A Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) tem novo presidente, o prefeito de Muçum Mateus Trojan e também tem sua sede agora. A sala fica no mesmo prédio que o Grupo A Hora, em Encantado, na Galeria Peretti, rua Júlio de Castilhos, no Centro.
- Após o vexame na aplicação da prova do concurso, o governo de Lajeado disponibilizou o link para a devolução dos valores aos candidatos. No cenário geral, este é o menor problema. A grande questão é saber quando ocorre a nova seleção, quais serão os cargos e se, desta vez, haverá seriedade por parte da empresa vencedora da licitação na aplicação da prova.
- Motoristas reclamam do aumento antecipado no preço da gasolina e do diesel em postos de combustíveis do Vale. O aumento foi anunciado nesta sexta-feira, 31, pela Petrobras. Porém estabelecimentos reajustaram o valor na metade da semana.
- Neste sábado,1, será eleito o novo presidente da câmara dos deputados. Entre os três candidatos está o gaúcho Marcel Van Hattem (Novo). O favoritismo é de Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem o apoio de 18 siglas e do atual presidente Arthur Lira (PP-AL).