A BR-386, administrada pela CCR Via Sul, foi uma das rodovias mais afetadas pelas enchentes e enxurradas registradas em maio de 2024. O trabalho de reconstrução segue com várias frentes de trabalho. O ponto mais crítico, considerado pela concessionária, é o trecho entre Lajeado e Estrela, entre a ponte do rio Taquari (km-349) e o viaduto do Superporto (km-350).
Em maio, mais de 60 pontos foram afetados. Um levantamento feito pela concessionária apontou um prejuízo e a necessidade de investimento de R$ 300 milhões. Para conseguir os recursos necessários, foram acessados créditos do BNDES, no valor de R$ 125 milhões, e também recursos de seguradoras.
Grande parte dos investimentos foi aplicada em reparos, recuperação de taludes, pavimentação, realização de terraplanagens em trechos que foram levados pela água. Outros valores foram investidos na recuperação de pontes e viadutos. Ao menos cinco estruturas foram atingidas: as pontes do rio Taquari, arroio Boa Vista, ponte seca nas imediações da Havan e no superporto em Estrela.
Os números e levantamentos foram apresentados na noite de quinta-feira, 20, pelo diretor da CCR Viasul, Fernando de Marchi, em um encontro com líderes empresariais e prefeitos das cidades lindeiras.
O encontro contou com a fala também do coordenador de Engenharia, Gabriel Cunha. Segundo ele, os trabalhos se intensificam com 15 frentes de trabalho, a maioria entre Lajeado e Estrela, que inclui o trabalho noturno para o içamento de vigas em pontes e viadutos.
Até o momento, a CCR Viasul já possui 14 quilômetros de pistas liberados entre Lajeado e Marques de Souza. Entre o bairro Conventos e no acesso do Montanha, em Lajeado, estão previstos até julho a conclusão de viadutos e junções de pistas.