A falta de informações, em diversas áreas do conhecimento, geralmente é um grande entrave para solução de problemas. Se sabemos onde estamos pisando, certamente desviaremos dos buracos. As últimas enchentes deixaram muitas interrogações quanto ao ambiente natural. Diagnóstico é a palavra-chave para minimizar os impactos, caso venha a ocorrer novos eventos climáticos.
Batimetria
Conhecer o Rio Taquari é essencial, especialmente porque o manancial foi sendo modificado a cada enxurrada. Neste sentido, o governo do Estado lançou um edital para credenciar empresas para o serviço de batimetria. A técnica consiste em medir e representar a profundidade dos corpos d’água. O levantamento é essencial para orientar políticas públicas de prevenção, além de fornecer dados precisos para o desenvolvimento de medidas corretivas nas áreas mais vulneráveis.
Sistemas de alerta
A contratação visa aprimorar os sistemas de alerta e contingência, com a precisão na simulação de fluxos, a modelagem de eventos extremos e a identificação de áreas críticas, além de subsidiar estudos para a avaliação do grau de assoreamento dos recursos hídricos do Estado.
Recursos
A iniciativa é coordenada pelas secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura e da Reconstrução Gaúcha. O investimento será de R$ 45,9 milhões do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Desassoreamento
Outra medida, que inicia hoje, é o desassoriamento em manancias. Na região, são 27 municípios comtemplados.
Água só à população
