Se existe algo que vale à pena explorar é a zona de avanço. Para quem se sente desmotivado onde está, para quem precisa de uma injeção de ânimo e, especialmente porque é uma decisão que exige ação e coragem. A boa notícia é que o resultado sempre tende a ser positivo. Tem a propensão de tirar a pessoa do mesmismo, do conforto de estar onde a energia a ser despendida não exige grande esforço.
A mudança é o principal combustível para ativar todos os seus sentidos, além de fazer com que os neurônios sejam exigidos. Porém a mudança é o principal calcanhar de aquiles das pessoas em geral. O não mudar pode ser sinônimo de não progredir tanto quanto se deseja, até de ficar estagnado. Isso envolve ideias, conceitos, conhecer novos lugares e em especial pessoas diferentes daquelas com as quais você está acostumado a lidar.
Provavelmente você conhece uma pessoa que detesta mudanças, aquele que sempre compra nos mesmos lugares por décadas, sempre faz o mesmo caminho do trabalho até sua casa, se recusa a experimentar novos pratos e novas experiências, por exemplo. O bom da vida é que cada um decide o que deseja fazer, avançar ou ficar. Sabendo que temos tantos investimentos e empreendimentos novos para conhecer, realmente perde quem teima em não conhecer o novo, o até então desconhecido.
Em alguns campos a mudança urge. Olhem para a situação político-econômica caótica que estamos vivendo, indo de mal a pior. Precisamos de pessoas qualificadas, profissionais técnicos para tomar decisões que elevem nosso país ao patamar de nação em franco desenvolvimento. Infelizmente estamos definhando, num processo de retrocesso se comparado com os índices econômicos de países que vislumbram o bem comum, o enriquecimento do país e de seus cidadãos.
Grandes avanços muitas vezes são alcançados quando nos dispomos a ir em frente, seja sair do marasmo e fazer um curso, um treinamento, investir em si. Também pode ser mudar de cidade, mudar de área de atuação, arriscar, aceitar propostas e apostando em melhorias. O importante é o movimento, se desafiar para arremeter, sendo o principal ingrediente de todo e qualquer processo a positividade e a crença em si mesmo. Pessoas decididas, que sabem o que querem e sabem onde querem chegar, via de regra são indivíduos agradáveis, são boas companhias, otimistas e incentivadoras. Aqueles com os quais nós nos sentimos bem porque elevam nossa moral e até podem nos dar ótimas dicas.