Líderes consideram free flow melhor alternativa, mas questionam valor da tarifa

CONCESSÃO DAS RODOVIAS

Líderes consideram free flow melhor alternativa, mas questionam valor da tarifa

Prefeito de Encantado sugere análise sobre a real necessidade de todas as obras previstas no projeto

Líderes consideram free flow melhor alternativa, mas questionam valor da tarifa
Presidente do Codevat, Cíntia Agostini (foto: Paulo Cardoso)
Vale do Taquari

Líderes do Vale do Taquari apontam o sistema de cobrança free flow como a melhor alternativa para o pagamento de pedágios. No entanto, consideram o valor da tarifa, de R$ 0,23 por quilômetro rodado, abusivo. O custo elevado é um dos principais entraves para a consolidação do plano de concessão das rodovias do Bloco 2.

A presidente do Codevat, Cintia Agostini, defende que o modelo é justo por trazer equidade e proporcionalidade ao sistema de cobrança. Contudo, ela ressalta a necessidade de buscar alternativas para ajustar o custo, além de um olhar mais atento do governo estadual para a realidade da região. “O governo precisa levar em conta o que aconteceu com o Vale do Taquari nos últimos meses e o quanto já se pagou em pedágios ao longo de 30 anos. É inadmissível que, em mais de 400 quilômetros de rodovias, não haja um único quilômetro duplicado.”

O valor por quilômetro é diretamente influenciado pelo número de obras previstas no projeto. O prefeito de Encantado, Jonas Calvi (PSDB) questiona se todas as intervenções planejadas são, de fato, necessárias e compara a tarifa com a de outras regiões do estado, que pagam R$ 0,16 por quilômetro rodado.

Prefeito de Encantado, Jonas Calvi (foto: Matheus G. Laste)

Ambos os líderes destacam a importância de prefeitos e representantes municipais se aprofundarem no estudo dos projetos para compreenderem os detalhes e os impactos nas comunidades locais. A expectativa é de que todos estejam preparados para a reunião marcada para o dia 17 de fevereiro, que reunirá prefeitos, vereadores, entidades públicas e o governo estadual para discutir o projeto de concessão.

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