A Cascata do Moinho ganha fama por ter uma das piscinas naturais mais convidativas da região. É um destino de entrada gratuita na Linha Pinheirinho, a cerca de quatro quilômetros do centro de Canudos do Vale. Algumas placas foram instaladas na estrada, além da cachoeira estar marcada no GoogleMaps.
O nome vem de um antigo engenho instalado na queda d’água. Algumas ruínas estão em meio à mata até hoje. Com uma trilha de aproximadamente 200 metros, tem apenas uma parte mais desafiadora, onde o frequentador precisa descer as rochas com ajuda de uma corda.
O salto tem cerca de 15 metros com a água caindo num poço cristalino. A enchente histórica de maio transformou o local. O poço se encheu de cascalhos e ficou mais raso. Na maior parte, o nível não ultrapassa a cintura de um adulto.
Obviamente por se tratar de um destino natural, se banhar por lá exige cuidado redobrado. Não há nenhum mecanismo de segurança, apenas a precaução do banhista.
Na opinião desse colunista, a Cascata do Moinho ficou ainda mais atrativa e esteticamente mais bonita com as mudanças da enchente. Os amantes do ecoturismo precisam conhecê-la sem jamais deixar o lixo na natureza.
Charme nos trilhos
Nas últimas semanas divulgamos dois vídeos no charmoso Túnel de Morro Azul, em Paverama. Os trilhos de trem formam um belo cenário em meio as árvores que cobrem por completo o ambiente. Numa das postagens, caminhamos pela ferrovia. A outra de anos atrás foi encaminhada pelo seguidor Zé Arthur Eidt (@ze_arthur_eidt) e flagra a passagem do trem no local.
Inauguramos um chalé
Nós do 365 vezes no vale fomos os primeiros hóspedes do Sassi di Matera Chalés. A nova pousada rural fica em São Domingos do Sul, a cerca de 120 quilômetros de Lajeado. Se trata de um refúgio de paz e conforto ideal para casais. O atrativo que mais gostamos foi a banheira de hidromassagem totalmente envidraçada. Mais informações sobre o destino podem ser acessadas no Instagram @chale_sassi_di_matera ou no WhatsApp 54 99935-0610.