Jones Barbosa da Silva, o Vavá (MDB) é vereador reeleito em Lajeado. E como ele gosta de repetir: o mais votado no Vale. Em 2024, ele somou 2.587 votos.
Desta vez, são outros números que o colocam em evidência. O emedebista fechou o ciclo 2021-2024 com a liderança no ranking de requerimentos e indicações em todos os anos na câmara de Lajeado.
Por mais que seja uma ferramenta simples e que nem sempre é observada pelas administrações dos municípios, trata-se de um recurso formal para o vereador atender demandas recebidas da comunidade.
No exercício encerrado em dezembro, foram 711 sugestões ao governo e mais 216 pedidos de informações. Um total de 927 protocolos. Quem mais se aproximou foi Marquinhos Scheffer (MDB) com 484 registros.
As propostas vão desde trocas de lâmpada ou manutenção de espaços públicos até alterações em horários do atendimento em unidades de saúde e abrangem os bairros mais periféricos, área prioritária de atuação do vereador.
Esse “pé na estrada ou “corpo a corpo” com a comunidade não é a única, mas trata-se de uma forma eficiente de garantir o sucesso nas urnas. A votação rendeu respaldo até mesmo em setores do governo em relação a sugestões feitas em plenário ou via requerimentos e claro, desejo de subir um ou dois passos na carreira política.
Pedágios e BR-386: as prioridades da Amvat
A Associação de Municípios do Vale tem no prefeito de Sério o seu presidente para 2025. Moisés de Freitas (MDB) articula uma reaproximação com os colegas da parte mais alta e isso pode ocorrer até mesmo sem um retorno formal para a Amvat.
Enquanto isso, a infraestrutura é o tema central. O plano de concessão de rodovias está na pauta da associação que reúne 27 prefeitos. E outra rodovia também é prioridade: a BR-386. A ideia é elencar demandas dos 11 municípios lindeiros e entregar os pedidos em Brasília, nas mãos da ANTT, em fevereiro. Quem coordenada este processo é a presidente do Codevat, Cintia Agostini.
Um dedo de prosa
- A atual presidente da câmara de Lajeado, Ana da Apama (PP) protocolou 34 projetos ao longo de 2024, o maior número entre todos que passaram pela casa no ano passado. Entre os textos, destaque para a causa animal e proposta para ampliar o acesso as imagens de câmeras instaladas em espaços públicos.
- A eleição da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari não foi tranquila. Daia Maria (MDB) venceu. A vereadora de Cruzeiro do Sul liderada a chapa que disputou com Paulo Bettoni, de Anta Gorda. Bloqueios “estranhos’ em grupos de Whatsapp em que seriam computados os votos e troca de áudios marcaram os bastidores.
- A Univates iniciou nos últimos dias a elaboração do novo plano diretor de sete cidades do Vale: Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Muçum e Roca Sales. O investimento é do governo estadual e envolve 40 profissionais diretamente por meio de convênio feito com a universidade do Vale.