Estar atento às tendências de mercado é uma estratégia essencial para garantir o crescimento das empresas e a competitividade em um cenário econômico em constante transformação. Com base nesse princípio, o programa Negócios em Pauta reuniu quatro empresários da região dos Vales para discutir as perspectivas e desafios para o ano de 2025, além de compartilharem suas trajetórias e aprendizados no universo empresarial.
Transformações no mercado e no comportamento do consumidor
Guido Collet, fundador do Kikão Restaurante, trouxe uma reflexão sobre as mudanças no comportamento do consumidor ao longo das décadas. Com 43 anos de história, o restaurante acompanhou a evolução de Lajeado, que passou de uma cidade pequena para um centro urbano dinâmico. Segundo Guido, a relação das pessoas com o consumo e os hábitos cotidianos mudaram significativamente.
Para ele, há alguns anos, era possível planejar o futuro com mais previsibilidade, mas hoje o cenário é diferente. Frequentar um restaurante, por exemplo, “está se tornando quase supérfluo, e os clientes têm muito mais compromissos”, afirmou. Além disso, ele destacou como a rotatividade da equipe aumentou. “Hoje os colaboradores giram bastante. Uma vez, se trabalhava em um lugar e ficava. Agora não mais”.
Empresas familiares como referência de sucesso
Maquieli Josefiaki, representante do grupo Maison, destacou a importância das empresas familiares como pilares da economia regional. Com 32 anos de atuação, o grupo que antes era uma pequena loja, cresceu para uma fábrica de materiais de construção e mais de 100 colaboradores e filiais em diferentes cidades.
“A Maison pensa não apenas em seu próprio crescimento, mas também na comunidade”, afirma Maquieli. Desde sua fundação, a empresa tem o compromisso com o atendimento de excelência, tanto na loja quanto nas obras. E esse contato direto com o público foi algo que mudou ao longo dos anos, exigindo novas formas de se comunicar.
A exemplo, Maquieli destaca o uso do whatsapp. “Hoje um desafio é ter o cliente junto. Nós gostamos de iniciar toda a história da construção de um sonho com ele, mas pelo Whats não conseguimos ter um contato tão próximo”.
Um olhar para as oportunidades
Frederico Wessel, das Lojas Wessel, compartilhou a história de evolução de sua empresa, que nasceu de um escritório de contabilidade em 1992 e hoje é referência em materiais de papelaria e escritório na região.
Para ele, a história da empresa demonstra a importância de saber reconhecer o mercado e as oportunidades.
“Meus pais e tios trabalhavam no escritório de contabilidade e na época não tinha, em Teutônia, uma loja que vendesse materiais de escritório e itens de papelaria. A referência era ir a Estrela no Paladino”, relembra.
Educação: o motor do desenvolvimento
Gabriel Machado Braido, professor e coordenador do curso de Administração da Univates, ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento das empresas locais. Em 2025, o curso de Administração da universidade completará 45 anos, com quase 3 mil profissionais formados.
“Nossa economia cresce à medida que nossos negócios locais se desenvolvem”, afirma. Para ele, o papel da educação é preparar gestores capazes de enfrentar as transformações do mercado e encontrar soluções criativas para os desafios empresariais.
Ouça o programa completo