Localizado em uma das regiões mais nobres da cidade, o Parque Histórico de Lajeado sempre foi visto como um espaço de grande potencial cultural e turístico nos 22 anos de existência. Entretanto, seu uso ainda está aquém das possibilidades. O local, que abriga construções que remetem à história regional e possui ampla área ao ar livre, está em vias de ser concedido à iniciativa privada.
O processo de avaliação para mudar a forma como o espaço é gerido começou há três anos. Em 2023, foi aberto um processo de manifestação de interesse (PMI), o primeiro passo para a formação de uma Parceria Público-Privada (PPP). Essa iniciativa visa receber propostas de exploração e uso, com o objetivo de transformá-lo em um espaço mais atrativo e bem estruturado.
Em nota, o município destaca que a concessão é uma oportunidade de revitalizar o parque para torná-lo um verdadeiro cartão-postal de Lajeado. “Entendemos que o Parque Histórico é um patrimônio e um cartão-postal de Lajeado. Precisamos nos basear em modelos bem-sucedidos de parques e outros espaços, como o Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis, para torná-lo ainda mais atrativo, não apenas para os moradores, mas também para turistas que visitarem Lajeado”, destaca.
Com a concessão, espera-se que o espaço seja palco de eventos culturais, atividades de lazer e até mesmo um polo para a atração de visitantes. Além disso, o parque tem potencial para gerar frutos econômicos, impulsionando o turismo local e movimentando a economia da cidade.
Fase inicial
Ainda em fase inicial, o processo de concessão é visto como um passo necessário para garantir que o Parque Histórico alcance todo o seu potencial, agregando valor cultural, turístico e econômico para Lajeado e região. O desafio do município está em encontrar uma proposta que alie a valorização do patrimônio histórico e cultural com o fortalecimento do turismo local.
Um dos últimos eventos sediados no Parque Histórico, em outubro do ano passado, foi o Neue Heimatfest, que marcou os 200 anos da imigração alemã no RS. O evento, uma iniciativa do Grupo A Hora em parceria com o Richter Gruppe, levou mais de 2 mil pessoas ao local em três dias de programação.