A Divisão Controle de Qualidade da Dália Alimentos realizou, na última semana, mais uma etapa para a certificação de Bem-Estar Único nos frigoríficos de suínos em Encantado e avícola em Arroio do Meio. A certificação foi conduzida pela MSD Saúde Animal – Merck Sharp & Dohme, uma empresa especialista em bem-estar animal.
O objetivo do processo é capacitar as equipes quanto aos procedimentos e ao manejo adequado dos animais, assegurando o bem-estar em todas as etapas do processo. “Os temas estão relacionados às atividades dos participantes e foram realizados durante três dias em ambas as unidades. No total participaram 34 colaboradores no frigorífico de suínos e 78 no Complexo Industrial Avícola”, afirma a Gerente da Divisão de Controle de Qualidade, Ivane Giacobbo.
Treinamento especializado
Ela explica que a certificação atende a um dos itens do checklist de Bem-Estar Animal (BEA) e reitera às equipes a forma correta de executar o trabalho em relação aos animais. “Todo o trabalho e custo acumulados ao longo de vários meses na produção podem ser comprometidos se o manejo não for adequado durante a etapa de descarga e condução”, salienta, reforçando que cada equipe recebeu treinamento especializado conforme suas demandas.
Consciência do Bem-Estar Animal
Conforme o Gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender, o bem-estar animal é essencial para a produção agropecuária e sempre foi uma prioridade no rigoroso controle de qualidade dos processos produtivos da Dália. “A nova consciência e a observação de nossos clientes em relação às condições em que industrializamos os frangos resultam na necessidade de estarmos atentos aos cuidados com o bem-estar da nossa matéria-prima. Esse cuidado demanda novas informações e procedimentos”, enfatiza.
Por fim, o gerente ressalta a relevância do trabalho realizado pela MSD. “A equipe de capacitação da MSD possui vasta experiência e conhecimento sobre esse tema. Embora a empresa seja uma fornecedora de vacinas, ela têm um especialista em bem-estar animal. Portanto, espero que em breve possamos conquistar também essa certificação”, projeta.