Lajeado celebra 134 anos em ato simbólico

ANIVERSÁRIO

Lajeado celebra 134 anos em ato simbólico

Slogan institucional “Aqui é o nosso lugar” foi apresentado de forma oficial

Lajeado celebra 134 anos em ato simbólico
Foto: divulgação

A Prefeitura de Lajeado realizou, nesta sexta-feira, 24, um ato simbólico de celebração aos 134 anos do município, comemorado em 26 de janeiro. O ato contou com a presença de autoridades e comunidade em geral.

Durante o ato, foram feitas homenagens ao município contando um breve resumo da história e sua emancipação.

Também foi apresentado o novo slogan institucional: “Aqui é o nosso lugar”. A frase simboliza o pertencimento cultural, familiar e emocional dos moradores, reforçando a identidade e o vínculo com a cidade. A marca possui uma escrita minimalista e conta com marcadores de localização, que formam um coração, para trazer o senso de pertencimento com o de localidade.

Durante o ato simbólico, a presidente da Câmara de Vereadores, Ana Rita da Silva Azambuja, a Ana da Apama, ressaltou o amor por Lajeado de todos que vivem no município, tanto os que nasceram, quanto os que escolheram a cidade para viver.

“Quando cheguei aqui, há quase 30 anos, fui abraçada por Lajeado e seu povo. Somos uma cidade forte, que se une e que está pronta para enfrentar desafios. E que possamos, juntos, construir uma cidade cada vez melhor para se viver”, declarou Ana da Apama.

A prefeita Gláucia Schumacher destacou a sensação de pertencimento que a comunidade de Lajeado tem pelo município. “Enfrentamos algumas diversidades nos últimos anos e estamos reconstruindo a cidade juntos. Somos muito resilientes, porque aqui é o nosso lugar. É aqui o nosso lugar. A administração municipal é um todo, é um conjunto. Eu convido toda a comunidade a construir uma cidade juntos. Conto com a ajuda de todos para continuarmos sendo um exemplo de cidade, porque aqui é o nosso lugar”, ressaltou a prefeita.

Ao final do ato simbólico, mudas do horto florestal, do Jardim Botânico de Lajeado, estavam disponíveis para retirada.

História de Lajeado

O dia 26 de janeiro de 1891 é a data oficial de criação do município. Lajeado nasceu a partir da Colônia dos Conventos, fundada por Antônio Fialho de Vargas em 20 de março de 1855, localizada onde hoje é o bairro Carneiros.

O engenho de Antônio Fialho de Vargas impulsionou a produção de Lajeado, embarcada no porto no rio Taquari, contribuindo para a formação do primitivo núcleo urbano que contava com as primeiras casas, igrejas, escolas e comércio. Em 26 de janeiro de 1891, Lajeado desmembrou-se de Estrela, conquistando sua emancipação político-administrativa.

Hoje, com 96.651 mil habitantes, celebramos a história dos pioneiros, a diversidade cultural resultante das diversas etnias formadoras do nosso povo e o trabalho daqueles que fazem desta uma terra tão desenvolvida, pujante e rica.

Foto: divulgação

Acompanhe
nossas
redes sociais