O Ministério Público vistoriou na tarde desta sexta-feira, 24, o andamento da obra da nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio.
Na ocasião, o promotor de Justiça, João Pedro Togni, verificou o andamento das etapas já concluídas e comparou com o cronograma apresentado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).
As planilhas foram apresentadas pelo presidente Luis Fernando Vanacôr.
Em 6 de dezembro de 2024, o MP e a EGR firmaram um acordo. A autarquia dos pedágios se comprometeu em finalizar a construção da ponte até 29 de março de 2025. Como garantia a EGR se comprometeu em pagar uma multa de R$ 30 mil por dia de atraso não justificado. Além disso, também se comprometeu em informar a cada dez dias em que pé está o cronograma de execução da obra.
Segundo Vanacôr, nessa semana as equipes da Engedal concluíram todas as 24 vigas. Paralelamente às atividades dos pilares, o parque fabril segue com a produção das lajes pré-moldadas. Nas extremidades, está em construção o aterro de nivelamento da ERS-130 com a nova ponte.
O projeto prevê uma rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte em ambos os lados – Lajeado e Arroio do Meio.
A nova ponte está sendo construída com 172 metros de extensão – 5,10 metros maior e cinco metros acima da antiga – , além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço para travessia de pedestres e ciclistas.
O investimento é de R$ 14 milhões.