O curta-metragem “Lagoa Armênia” mistura documentário e ficção e foi gravado durante algumas noites frias de 2024 às margens do maior cartão postal de Taquari. A 28ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes abre o calendário audiovisual de 2025 entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro e apresenta ao público a diversidade da produção cinematográfica brasileira em 140 filmes selecionados de todas as regiões do Brasil. No RS, sete filmes foram escolhidos pelo festival.
A história do curta mostra quatro amigos que vagam a noite ao redor da Lagoa e, entre as banalidades do dia a dia, discutem sobre como a própria identidade da cidade os atravessa. Com financiamento da Lei Paulo Gustavo, “Lagoa Armênia” usa do negativo da imagem para inverter uma história de violência. A conversa entre os parceiros da cidade manifesta um problema de ordem coletiva.
Em 2025 a Mostra de Cinema de Tiradentes enfoca a temática “Que Cinema é Esse?” e reafirma seu papel de ser uma plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo. O objetivo do evento é apresentar ao público a diversidade da produção brasileira, com novas representatividades, abordagens, personagens e estéticas, com as permanências e mudanças e com as recepções críticas desse fazer cinematográfico. A mostra também promove atividades de formação, como debates, encontros, diálogos audiovisuais, rodas de conversa, oficinas, laboratórios, lançamento de livros, performances, exposições e atrações artísticas.
Taquari em destaque
Além de ser gravado no município, o curta tem elenco, direção e produção de taquarienses. Os atores Marvin Souza, Matheus Porto, Felipe Martins dão vida aos personagens criados e dirigidos pelo cineasta Leonardo da Rosa, que também assina a produção executiva ao lado de outra taquariense, a jornalista e publicitária Aline Ben da Costa. A criação do pôster do filme é de Bruno Henriques, também natural de Taquari.
De acordo com o diretor do curta a ideia foi retratar um lugar significativo para os taquarienses e mostrar como esse cenário faz parte da identidade da cidade e de seus moradores. “É um filme de ficção, mas ao mesmo tempo é um documentário. Quis explorar principalmente a ideia de território e poder, envolvendo o principal ponto turístico de Taquari. É um lugar de encontros, de atravessamentos para quem nasceu e vive na cidade. Esses territórios carregam muitas histórias e símbolos, lembranças que se misturam e se ficcionalizaram por si só na identidade local”, conta Leonardo.
A produção e distribuição do curta-metragem é da Saturno Filmes, com equipe composta por egressos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPel. Essa é a quarta vez que uma produção da Saturno é selecionada para a Mostra de Cinema de Tiradentes. Em maio deste ano, a mesma produção de “Lagoa Armênia” grava um novo filme na Estação Experimental de Taquari com investimento de pelo menos R$ 200 mil e uma equipe bem maior.
O taquariense Leonardo já dirigiu outros filmes reconhecidos nacional e internacionalmente. Os curtas “Construção” e “Madrugada” passaram na Mostra Tiradentes e ganharam Melhor Curta Gaúcho pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) nos anos de 2020 e 2022, respectivamente. “Construção” ainda ganhou os prêmios de Melhor Filme, Direção e Montagem na Mostra Gaúcha de Gramado em 2020 e “Madrugada” participou do Festival Visions du Réel, na Suíça.
Ficha Técnica “Lagoa Armênia”
Direção: Leonardo da Rosa
Produção: Aline Ben da Costa, André Berzagui, Eloisa Soares, Gianluca Cozza, Leonardo da Rosa
Roteiro: Leonardo da Rosa, Gianluca Cozza, André Berzagui
Montagem: Leonardo da Rosa
Fotografia: Eloisa Soares
Som: Otávio Vassão
Produtora: Saturno Filmes
Distribuidora: Saturno Filmes
Elenco: Marvin Souza, Matheus Porto, Felipe Martins
O curta “Lagoa Armênia” foi produzido com financiamento da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), através do Governo Federal (Ministério da Cultura) e aplicada pela Prefeitura de Taquari por meio de editais e chamamentos públicos. A lei destina recursos para projetos culturais, manutenção de espaços culturais e capacitação.