Curta produzido em Taquari estreia na Mostra de Cinema de Tiradentes

CULTURA

Curta produzido em Taquari estreia na Mostra de Cinema de Tiradentes

"Lagoa Armênia" foi selecionado para exibição na 28ª edição de um dos mais importantes eventos cinematográficos

Curta produzido em Taquari estreia na Mostra de Cinema de Tiradentes
Foto: divulgação
Taquari

O curta-metragem “Lagoa Armênia” mistura documentário e ficção e foi gravado durante algumas noites frias de 2024 às margens do maior cartão postal de Taquari. A 28ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes abre o calendário audiovisual de 2025 entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro e apresenta ao público a diversidade da produção cinematográfica brasileira em 140 filmes selecionados de todas as regiões do Brasil. No RS, sete filmes foram escolhidos pelo festival.

A história do curta mostra quatro amigos que vagam a noite ao redor da Lagoa e, entre as banalidades do dia a dia, discutem sobre como a própria identidade da cidade os atravessa. Com financiamento da Lei Paulo Gustavo, “Lagoa Armênia” usa do negativo da imagem para inverter uma história de violência. A conversa entre os parceiros da cidade manifesta um problema de ordem coletiva.

Em 2025 a Mostra de Cinema de Tiradentes enfoca a temática “Que Cinema é Esse?” e reafirma seu papel de ser uma plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo. O objetivo do evento é apresentar ao público a diversidade da produção brasileira, com novas representatividades, abordagens, personagens e estéticas, com as permanências e mudanças e com as recepções críticas desse fazer cinematográfico. A mostra também promove atividades de formação, como debates, encontros, diálogos audiovisuais, rodas de conversa, oficinas, laboratórios, lançamento de livros, performances, exposições e atrações artísticas.

Taquari em destaque

Além de ser gravado no município, o curta tem elenco, direção e produção de taquarienses. Os atores Marvin Souza, Matheus Porto, Felipe Martins dão vida aos personagens criados e dirigidos pelo cineasta Leonardo da Rosa, que também assina a produção executiva ao lado de outra taquariense, a jornalista e publicitária Aline Ben da Costa. A criação do pôster do filme é de Bruno Henriques, também natural de Taquari.

De acordo com o diretor do curta a ideia foi retratar um lugar significativo para os taquarienses e mostrar como esse cenário faz parte da identidade da cidade e de seus moradores. “É um filme de ficção, mas ao mesmo tempo é um documentário. Quis explorar principalmente a ideia de território e poder, envolvendo o principal ponto turístico de Taquari. É um lugar de encontros, de atravessamentos para quem nasceu e vive na cidade. Esses territórios carregam muitas histórias e símbolos, lembranças que se misturam e se ficcionalizaram por si só na identidade local”, conta Leonardo.

A produção e distribuição do curta-metragem é da Saturno Filmes, com equipe composta por egressos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPel. Essa é a quarta vez que uma produção da Saturno é selecionada para a Mostra de Cinema de Tiradentes. Em maio deste ano, a mesma produção de “Lagoa Armênia” grava um novo filme na Estação Experimental de Taquari com investimento de pelo menos R$ 200 mil e uma equipe bem maior.

O taquariense Leonardo já dirigiu outros filmes reconhecidos nacional e internacionalmente. Os curtas “Construção” e “Madrugada” passaram na Mostra Tiradentes e ganharam Melhor Curta Gaúcho pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) nos anos de 2020 e 2022, respectivamente. “Construção” ainda ganhou os prêmios de Melhor Filme, Direção e Montagem na Mostra Gaúcha de Gramado em 2020 e “Madrugada” participou do Festival Visions du Réel, na Suíça.

Ficha Técnica “Lagoa Armênia”

Direção: Leonardo da Rosa
Produção: Aline Ben da Costa, André Berzagui, Eloisa Soares, Gianluca Cozza, Leonardo da Rosa
Roteiro: Leonardo da Rosa, Gianluca Cozza, André Berzagui
Montagem: Leonardo da Rosa
Fotografia: Eloisa Soares
Som: Otávio Vassão
Produtora: Saturno Filmes
Distribuidora: Saturno Filmes
Elenco: Marvin Souza, Matheus Porto, Felipe Martins

O curta “Lagoa Armênia” foi produzido com financiamento da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), através do Governo Federal (Ministério da Cultura) e aplicada pela Prefeitura de Taquari por meio de editais e chamamentos públicos. A lei destina recursos para projetos culturais, manutenção de espaços culturais e capacitação.

Acompanhe
nossas
redes sociais